Mattel aposenta “Barbie Quero Ser Treinadora do SeaWorld” depois da intensa reação de ativistas


Por Neuza Vollet (da Redação)

Foto: Matel
Barbie Quero Ser Treinadora do SeaWorld (Foto: Mattel)

O porta-voz da Mattel, Alex Clark, confirmou que a empresa, uma das maiores fabricantes de brinquedos do mundo, vai interromper a fabricação da boneca “Barbie Quero Ser Treinadora do SeaWorld”, assim como todo o merchandising relacionada ao parque temático SeaWorld.

“Não estamos mais fabricando”, disse Clark à NBC News. “Os consumidores podem encontrar nas lojas, mas não estamos mais fazendo remessas nem produzindo esse modelo da boneca”. Clark absteve-se de dar mais detalhes sobre as razões da empresa.

“Uma série de fatores influenciam uma decisão desse tipo”, disse. “O contrato de licenciamento expirou e decidimos não renová-lo”.

A notícia veio logo após a crescente repercussão das críticas contra o parque aquático com relação ao tratamento das baleias orcas cativas e a segurança dos treinadores.

Em 2010, a treinadora do parque temático SeaWorld Orlando foi afogada por uma orca diante da plateia. O parque foi multado e um documentário de 2013, Blackfish, mobilizou a opinião pública sobre a captura e o confinamento das baleias orcas para a exibição em espetáculos. Recentemente o parque SeaWorld transmitiu pela TV uma série de anúncios de serviço público (PSA), em que seus treinadores aparecem defendendo o compromisso do parque com o bem-estar animal.

Foto Mattel
Foto Mattel

Os grupos de ativistas dos direitos animais elogiaram a decisão da Mattel.

“É muito oportuno a Mattel desistir da Barbie Quero Ser Treinadora do SeaWorld”, disse a porta-voz da PETA, Stephanie Shaw. “Agora a empresa pode conservar sua imagem de amiga dos animais”.

O grupo de ativistas dos direitos animais está apelando aos sócios restantes do SeaWorld, incluindo a Associação Americana de Automóveis (AAA), para juntar-se à lista de patrocinadores corporativos que cortaram laços com o SeaWorld. A companhia aérea Southwest Airlines, a cadeia de restaurantes Taco Bell e o time de futebol americano Miami Dolphins anunciaram que estavam acabando as parcerias de marca com o parque temático.

Entre os itens que a Mattel parou de produzir está “Barbie Quero Ser Treinadora do SeaWorld Acessórios”, que inclui uma boneca Barbie vestindo o uniforme de treinadora do parque, uma piscina temática e uma orca bebê e um golfinho que são acoplados a um equipamento que os faz girarem simulando os famosos saltos.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

APELO

LUTO

FLORIANÓPOLIS (SC)

SÃO PAULO

INOVAÇÃO

AMOR

ESTUDO

ÁFRICA DO SUL

CÂNCER DE PELE

CONSERVAÇÃO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>