UFSM terá centro para animais silvestres


(Foto Rafael Happke/Divulgação)
(Foto Rafael Happke/Divulgação)

Aconteceu na tarde desta quarta-feira mais uma reunião, no Gabinete do Reitor, sobre o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). O encontro objetivou esclarecer certos pontos da obra e de sua administração. A função do Cetas será receber, tratar e destinar espécimes da fauna nativa.

Entre os participantes da reunião estavam o reitor Paulo Burmann, o vice-reitor Paulo Bayard; o pró-reitor adjunto de Infraestrutura, BenoineJosué Poll; o coordenador do Ibama em Santa Maria, Tarso Isaia; Direção do Hospital Veterinário Universitário, coordenadores de cursos do Centro de Ciências Rurais (CCR), entre outros.

A responsabilidade da obra é da Eletrobrás, por causa do Termo de Compromisso de Conversão de Multa, feito em 2011, que firmou a reconstrução e reparo da área à qual a empresa provocou dano ambiental, além da construção do Cetas em Santa Maria.

O que mais se debateu foi com quem ficará a responsabilidade da supervisão da obra, se seria encaminhada para a UFSM, para o Ibama, para a Eletrobrás, ou outro. Segundo o reitor Paulo Burmann, não há condições de manter algum servidor da Universidade como responsável técnico, pois as condições atuais da Instituição não permitem. O assunto seguirá sendo encaminhado pelas partes envolvidas.

Além dessa questão da responsabilidade, discutiu-se o prazo para finalização das obras, prevista para, no máximo, um ano. O Centro será próximo ao Hospital Veterinário. Para o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Alexandre Krause, o Cetas será muito útil, pois vários alunos do curso manifestam desejo em trabalhar com animais silvestres. “Poder ter essa experiência tão perto, será de grande valor educacional”, ressaltou ele.

Fonte: A Razão


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

DOÇURA

EXTINÇÃO

SONHO REALIZADO

CARIBE

POLÍTICA AMBIENTAL

SÃO PAULO

AÇÃO HUMANA

TRAGÉDIA

MASSACRE


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>