Novo primata é descoberto na região da Amazônia brasileira


O primata Callicebus miltoni foi descoberto entre rios do Amazonas e Mato Grosso
O primata Callicebus miltoni foi descoberto entre rios do Amazonas e Mato Grosso

Conhecido como zogue-zogue, e apelidado de rabo de fogo, o primata da espécie Callicebus miltoni é a mais nova descoberta feita na região da Amazônia brasileira e publicada na revista científica “Papéis Avulsos de Zoologia”, do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP).

O animal, que possui uma faixa grisalha na testa, costeletas e garganta em cor ocre e uma cauda avermelhada, foi encontrado nas áreas elevadas entre os rios Roosevelt e Aripuanã, nos Estados do Mato Grosso e Amazonas.

Callicebus é um dos gêneros de primatas neotropicais mais diversos em número de espécies, com 31 reconhecidas atualmente.

Segundo o pesquisador do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauã Felipe Ennes, que participou do estudo do primata, “esse é um animal recém-descoberto que já podemos considerar em situação de vulnerabilidade. Ele ocorre em uma área de ávido desmatamento com o avanço da agropecuária na região do Mato Grosso e Rondônia”.

A descoberta também contou com o trabalho de Júlio César Dalponte, do Instituto para a Conservação dos Carnívoros Neotropicais (Pró-Carnívoros), e de José de Souza e Silva Júnior, coordenador de Zoologia do Museu Paraense Emílio Goeldi.

Fonte: Uol Notícias


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

TRATAMENTO MÉDICO

PROGRESSO

GANÂNCIA

DESTRUIÇÃO AMBIENTAL

COREIA DO SUL

VEGANISMO

PRESSÃO PÚBLICA

RESILIÊNCIA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>