Plantação de árvores de óleo de palma invade a África


Árvore de óleo de palma (Elaeis guineensis) http://pt.wikipedia.org/
Árvore de óleo de palma (Elaeis guineensis) http://pt.wikipedia.org/

Ainda não satisfeitos com a destruição do habitat dos orangotangos e dezenas de outros animais nas ilhas da Indonésia – Sumatra e Bornéo, as plantações de árvores de óleo de palma invadem a África Ocidental pelas mãos de grandes corporações chinesas, arrasando agora o habitat dos gorilas, chimpanzés e babuínos.

Uma denúncia da organização Greenpeace para a UNESCO, que tem uma área de proteção ambiental na República dos Camarões, chamada de DJA Faunal Reserve, demonstra com fotos aéreas e mapas da região como, em quatro anos, uma área de selva extraordinária deixou de existir, pois foi queimada para plantar as árvores de óleo de palma. Outro projeto denunciado pelo Greenpeace da África se refere a uma companhia dos Camarões de nome AZUR, que está estudando usar uma área litorânea no sul do país, que tem limites com o bosque de Ebo e é uma área a ser convertida em Parque Nacional, onde elefantes e muitos primatas poderão se refugiar.

Uma das razões do motivo do crescimento do plantio da palma é que a União Europeia estabeleceu uma porcentagem de 10% de fontes naturais (etanol e óleos vegetais) para adicionar em seu combustível este óleo se insere nesta alternativa. A República dos Camarões e sua vizinha Nigéria, e mais na frente os países da bacia do Rio Congo, estão ameaçados de serem convertidos numa nova Indonésia de terra arrasada, onde nenhum animal selvagem poderá ter mais abrigo. Uma ação mundial se faz necessária para que se PARE o consumo do óleo de palma (também conhecido como azeite de Dendê), que é certidão de morte de todos os bosques do Planeta e dos animais que neles sobrevivem.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

DADOS ALARMANTES

MAUS-TRATOS

DESMONTE AMBIENTAL

ZOOFILIA

RÚSSIA

FINAL FELIZ

CRUELDADE

CRISE ECONÔMICA

SINERGIA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>