EnglishEspañolPortuguês

Vídeo flagra o abusivo treinamento de golfinhos em parque aquático na Espanha

5 de fevereiro de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Por Alex Avancini (da Redação)

Ativistas da ONG SOS delfines conseguiram capturar imagens sobre como funcionam os bastidores de um parque aquático na Espanha, o Marineland Mallorca. As imagens do treinamento dos golfinhos para que aprendam os números apresentados força as pessoas a repensarem sobre a presença nesses locais.

Frases como: “Slacker, você é um preguiçoso”, “Eu vou jogar o balde na sua cabeça” e “Você é estúpido ou você está fingindo ser?”, são algumas das violências psicológicas que esses animais enfrentam. Comprar o ingresso para esses parques é apoiar esse sofrimento.

O flagrante mostra os maus-tratos aos golfinhos praticados por seus treinadores. Os profissionais pulam sobre os animais, os chutam e batem neles com varas. A ONG agora procura as autoridades para agir imediatamente contra o abuso, que além de agredir a constituição local fere os direitos éticos e morais dos animais. As agressões não são apenas verbais, mas também físicas, com socos, chutes ou saltos sobre os golfinhos.

Segundo a SOS delfines várias testemunhas contaram que durante os treinos são realizados diariamente, tanto no inverno quanto no verão, treinamentos acontecem durante todo o dia, sem descanso. A violência verbal por parte dos treinadores é algo constante. Até mesmo os moradores entraram em contato com organizações de proteção animal para denunciar os insultos, gritos e toda a violência que pode ser vista de suas casas.

O trabalho das investigações realizadas pelas ONGs de Direitos Animais é levar ao público o que realmente acontece na vida desses animais. Neste vídeo, a SOS delfines consegue capturar o abusivo tratamento aos golfinhos do parque. Esse tipo de violência só existe porque há pessoas que pagam para para assistir aos shows.

Denúncias envolvendo a crueldade dos bastidores de parques aquáticos não são novidade. Na América Latina o México foi pioneiro em proibir os espetáculos itinerantes com animais marinhos e novas investigações confirmam os maus-tratos constantes que os animais nesses parques tem de enfrentar. Um bom exemplo disso é o caso da Orca Lolita, conhecida como a baleia mais solitária do mundo. Com a ajuda de drones, ativistas em Miami capturaram imagens das condições reais de vida da baleia. Vendo as imagens do cativeiro de Lolita é impossível deixar de pensar: Ela deveria e poderia ser mais feliz vivendo livre na natureza.

Definitivamente não é natural para os animais serem submetidos a treinamentos para o entretenimento humano. Essa necessidade de se divertir com o sofrimento e o aprisionamento é algo do passado. Antes gladiadores se enfrentavam e a morte alheia gerava grandes alegrias entre os presentes. Hoje, infelizmente o entretenimento inclui a escravização dos animais. O poder de salvar esses animais está nas mãos de quem compra as entradas.

 

Você viu?

Ir para o topo