conscientização

Conheça 6 documentários que vão mudar sua visão sobre os animais e o meio ambiente

Quantas vezes na sua vida você não já assistiu um documentário que mudou completamente o modo como você via o mundo? Tá, talvez não o mundo inteiro, mas te ajudou...

1.486

24/02/2015 às 23:00
Por Redação

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
Cena do filme Last Days

Cena do filme Last Days

Quantas vezes na sua vida você já não assistiu um documentário que mudou completamente o modo como você via o mundo? Tá, talvez não o mundo inteiro, mas te ajudou a reavaliar alguns aspectos da sua vida e a conhecer outros ângulos, segundo reportagem do One Green Planet.

Muitas vezes, documentários podem inspirar espectadores a agirem ou a defender uma causa que eles podem nem ter pensado antes. Este é o verdadeiro poder desses filmes incríveis.

Então, se você está afim de sentar no sofá com um saco de pipoca e aprender alguma coisa sobre a Terra e os animais, confira a lista certa de filmes para você. Lembre-se: assistir documentários com amigos e família é uma ótima forma de compartilhar as bandeiras que você levanta com os outros de um jeito agradável – quem sabe eles não se inspiram também?

1. Racing Extinction

Este novo filme da Sociedade de Preservação Oceânica (Oceanic Preservation Society, OPS), que já fez The Cove, aborda a atual crise de extinção em massa de espécies pela qual passamos. Descrevendo os muitos fatores de origem humana que causam a perda de espécies, incluindo a mudança climática, a OPS abre nossos olhos para a realidade do sexto período de extinção em massa do planeta. Enquanto a premissa do filme pode ser pessimista, sua mensagem é de esperança e redenção. Racing Extinction, que em português quer dizer algo como “extinção acelerada”, estreou há pouco no festival de Sundance e será lançado comercialmente ainda este ano. Dê uma olhada no trailer abaixo e siga o site do filme para novidades.

2. Cowspiracy

O impacto da produção agropecuária no planeta é muitas vezes subestimado e ignorado. De fato, muitos defensores do meio ambiente são receosos até de considerar a enorme quantidade de gases de efeito estufa que esta indústria produz, por causa do poder e influência implacáveis da indústria de agricultura animal. Os criadores de Cowspiracy (o título é uma mistura das palavras “vaca” e “conspiração”), no entanto, não têm medo de enfrentar essa verdade crucial. Mostrando as muitas maneiras pelas quais a pecuária destrói o meio ambiente, este documentário com certeza vai mudar o modo como você encara sua dieta. Você pode assistir o filme online ou em DVD e até organizar uma exibição através do site oficial.

3. Virunga

Este documentário revolucionário está disponível exclusivamente no Netflix. Contando os muitos desafios para a preservação do parque nacional mais antigo da África, Virunga abre nossos olhos para a perda iminente deste  precioso habitat selvagem. Lar para alguns dos últimos gorilas das montanhas, Virunga nos mostra como o interesse pelo petróleo e os caçadores tentam sistematicamente se apossar do parque. Por ser um dos últimos lugares do mundo que ainda concentram uma enorme biodiversidade, é mais importante que nunca que as pessoas apoiem os guardas florestais do parque e se unam para salvar este incrível espaço selvagem.

4. Last Days of Ivory

O comércio ilegal de marfim sozinho está conseguindo levar os elefantes à extinção. A cada 15 minutos um elefante é caçado e morto por seu marfim. Considerando esses números, estima-se que o elefante africano será extinto do ambiente selvagem nas próximas duas décadas. Last Days of Ivory, algo como Os Últimos Dias do Marfim, fala de como a violência contra os elevantes está ligada ao terrorismo global e outros crimes. Muitas pessoas não acreditam que, quando compram marfim, estão financiando atrocidades contra animais e contra humanos. Este curta-metragem pode ser visto no Youtube de graça e compartilhado facilmente. Então vamos passar esta importante mensagem adiante!

5. Terráqueos (Earthlings)

Terráqueos não é um documentários para os fracos de coração, mas sua mensagem é incrivelmente verdadeira e poderosa. Examinando como os animais sofrem para uso humano, seja para comida, entretenimento, moda ou até para serem animais de companhia, este filme tem sido apelidado de “fazedor de veganos”. A mensagem pode ser um pouco difícil de digerir, mas Terráqueos nos obriga a confrontar nossa relação abusiva com os animais e o meio ambiente e questionar como chegamos a este ponto. Você pode ver o filme completo no site oficial.

6. Chasing Ice

A perda das calotas de gelo do planeta é provavelmente a evidência mais visível da mudança climática global. Neste documentário, o fotógrafo especialista em meio ambiente James Balong faz uma pesquisa das calotas do Ártico e testemunha ao vivo o chocante desaparecimento do gelo. Chasing Ice, que em português seria algo como “indo atrás do gelo”, mostra em primeira mão o que acontece com o planeta quando ele fica abarrotado de dióxido de carbono e outros gases que causam o efeito estufa, e embora as fotos da Islândia tiradas por Balong são de tirar o fôlego, a realidade que elas apresentam não é nada bonita.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.