EnglishEspañolPortuguês

Documentário produzido por Leonardo Di Caprio concorre ao Oscar

20 de fevereiro de 2015
6 min. de leitura
A-
A+

Por Fátima Chuecco (da Redação)

Filmado na República Democrática do Congo, “Virunga” não tem atores, mas os próprios ambientalistas e guardas florestais envolvidos na defesa da única “casa” dos gorilas das montanhas

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

VIRUNGA é um filme forte e comovente que não utiliza atores e nem efeitos especiais. Um de seus produtores executivos é Leonardo Di Caprio que já demonstrou publicamente uma grande preocupação com os gorilas das montanhas. Virunga concorre ao Oscar de melhor documentário no dia 22 de fevereiro e mostra a dura realidade de gente muito corajosa que defende o Parque Nacional de Virunga, na República Democrática do Congo (RDC) e onde vive a maior parte dos últimos 800 gorilas das montanhas – em menor número eles estão também em Ruanda e Uganda, na área que faz fronteira com a RDC. O documentário traz à tona os problemas de um país que é praticamente esquecido pelos noticiários. Um país que muita gente sequer sabe que existe. Um país repleto de riquezas naturais, mas que vive sob imensa pobreza e violência há décadas.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

É nesse clima hostil de guerra civil, onde estão em atividade pelo menos três grupos de rebeldes, que um grupo de pessoas arrisca a própria vida para defender a fauna da Floresta e das Montanhas de Virunga. Entre essas pessoas estão um príncipe da Bélgica ( diretor do Parque há sete anos), um dedicado congolês que cuida noite e dia de gorilas orfãos (e as cenas gravadas com ele e os gorilas são realmente encantadoras), um ex-soldado que foi obrigado a servir aos rebeldes quando criança e uma jovem jornalista que se infiltra em uma empresa que pretende explorar petróleo no habitat de centenas de animais selvagens.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Parque Nacional de Virunga é oficalmente Patrimônio da Humanidade, mas sofre com a ação de milícias fortemente armadas, caçadores e empresas estrangeiras interessadas em explorar seus recursos naturais como a SOCO International (que motivou o documentário). A SOCO tem um projeto de explorações minerais bem no “coração” da Floresta de Virunga devido a uma antiga autorização dada pelo próprio governo congolês numa época em que ainda não se tinha dimensão da riqueza da fauna e flora de Virunga, nem de quanto era importante sua preservação.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Denunciada na Europa e para seus grandes acionistas, a empresa disse que retiraria suas máquinas e equipe do local, mas isso ainda não aconteceu. Tem havido pressão do governo britânico, de entidades ambientalistas de peso e da Unesco, mas há temores de que a empresa reinicie suas obras já que concluiu um levantamento sobre como poderia lucrar economicamente com o Parque. O site do filme (virungamovie.com) exibe a seguinte declaração: “Nós estamos pedindo à SOCO para fazer um compromisso por escrito com o governo da República Democrática do Congo para nunca mais trabalhar dentro das fronteiras do Parque Nacional de Virunga.”

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Por conta das denúncias e todo o movimento contrário à instalação da SOCO, Emmanuel De Merode, diretor do Parque, foi gravemente baleado numa emboscada no ano passado e quase morreu. Um gerente do Parque foi capturado e torturado, mas também sobreviveu. “O fato é que o contrato inicial com a SOCO, assinado em 2007, diz claramente que eles têm que respeitar as leis de conservação. Mesmo assim eles escolheram adentrar o Parque e essa decisão é ilegal. Com ou sem uma vitória em Los Angeles, durante o Oscar, Virunga certamente tem se tornado um nome na boca de todos e estamos extremamente gratos por todo o apoio contínuo. Nós nunca teríamos chegado tão longe sem esse documentário”, declarou De Merode.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Parque

O Parque Nacional de Virunga foi fundado em 1925 e é o mais antigo parque nacional da África e, com cerca de dois milhões de hectares, é um dos mais biologicamente diversos lugares da Terra – contém mais espécies de mamíferos, aves e répteis do que qualquer outra área protegida no continente Africano. Foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade em 1979 -190 países concordaram que merecia proteção especial do mundo. Vale ressaltar a miséria e sofrimento do povo da República Democrática do Congo. Os conflitos e a instabilidade persistem hà décadas e afetam especialmente as populações que vivem nas fronteiras com o Parque. Estima-se que cinco milhões de pessoas pereceram desses conflitos ao longo dos últimos 15 anos. Já morreram também 130 guardas florestais.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O diretor do filme

O diretor do filme, Orlando Von Einsiedel, acredita que “a paz duradoura só virá quando houver uma alternativa melhor: o desenvolvimento econômico que beneficia a muitos, não poucos. Tivemos conhecimento de um plano de desenvolvimento focado em sustentabilidade e incluindo a comunidade local, no qual o próprio diretor do Parque está envolvido e que tem mostrado progressos impressionantes. Assim, quando ouvimos falar de um investidor de fora, alegando que desta vez vai ser diferente e o povo vai se beneficiar das riquezas do seu país, entramos em desacordo. O cenário mais provável é que apenas um punhado de gente fique rica com as atividades da SOCO. A grande maioria dos congoleses continuará sofrendo e o mundo será cúmplice ao permitir que uns poucos lucrem com um Patrimônio Mundial”.

Segundo ele, os 190 países – incluindo a República Democrática do Congo – que se comprometeram a aderir às Convenções de Patrimônio Mundial têm a obrigação de fazer cumprir o compromisso assumido há 35 anos para proteger Virunga, uma “fonte insubstituível de vida e inspiração que pertence a todos os povos do mundo. ”

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Curiosidades sobre gorilas das montanhas

São vegetarianos e, apesar do tamanho, são pacíficos. Quando perturbado, um gorila primeiro bate no peito (para exibiur força) e quebra galhos a fim de afugentar o inimigo. Nunca parte pra luta corporal de imediato. É por isso que são facilmente mortos por caçadores.

Eles não copulam com parentes. As jovens fêmeas deixam a família na fase adulta, por volta dos 10 ou 11 anos de idade e buscam abrigo em outro grupo. Pais, filhos, irmãos não copulam entre si.

Todas as famílias de gorilas das montanhas de RDC têm nome e cada um de seus membros também. Os guardas florestais reconhecem cada gorila pelo nariz. Cada um deles tem um nariz diferente.

Veja o trailler do filme e saiba mais em

http://virungamovie.com/

 

Você viu?

Ir para o topo