"nunca iríamos sem eles”

Famíla se muda do Brasil e leva junto os 12 animais domésticos

(Reprodução/Instagram)
(Reprodução/Instagram)

Marina Matamoros decidiu deixar o país no final de 2014. Formada em hotelaria, a jovem organizou a mudança junto com a mãe, o irmão e a cunhada. O grande porém é que também faziam parte da família cinco cachorros e sete gatos. Claro que levar a turminha sempre fez partes dos planos e foi preciso muito cuidado com o transporte. “A ideia surgiu para fugir da violência e descaso do Brasil. Mas nunca iríamos sem eles”, conta.

O primeiro passo foi conhecer as leis do outro país e planejar o conforto da viagem. “Para começar, ligamos para a prefeitura de Barcelona e perguntamos sobre a possibilidade de levar os 12 animais. A resposta foi positiva, desde que a casa tivesse determinada dimensão que os atendesse, todos estivessem saudáveis, não ficassem muitas horas sozinhos e fossem cadastrados no censo da prefeitura”, lembra.

Com a principal dúvida resolvida, Marina iniciou os procedimentos legais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de São Paulo. Os pets precisavam ser vacinados e passar por acompanhamento. “ Há uma quarentena de 90 dias. Antes do embarque são novamente avaliados e, estando saudáveis recebem o atestado veterinário de saúde. Só assim poderiam ter o Certificado Zoossanitário Internacional (CZI)”, explica.

Além da documentação, era preciso planejar os custos do transporte, já que os valores eram altos e passariam dos R$ 40 mil. “Toda essa parte não pôde ser parcelada e ainda havia a mudança em si, passagens, etc. Dividimos os custos e até empréstimos fizemos”.

Transporte

A preocupação com a saúde dos animais após o vôo fez com que Marina ficasse apreensiva. Parte da família foi antes para receber os animais na Europa, a jovem ficoou para embarcar os cães e os gatos em etapas. Ao todo, foram três desembarques e uma maratona de seis horas até a liberação dos últimos animais.

“O coração ficava super apertado. Quando finalmente os encontrei caí no choro, pois dá uma angústia a espera, até ver que todos chegaram bem. E todos chegaram, felizmente”, explica, emocionada.

Abandono

Deixar os animais para trás nunca foi opção. A protetora animal conta que não teria realizado a mudança se eles não pudessem ir. “Não acredito que a pessoa possa começar algo novo fazendo o mal.

Como um recomeço de sorte a partir de um abandono? Que felicidade a covardia, sofrimento e morte pode alcançar?”, questiona a jovem.

Fonte: Procura-se Cachorro

1 COMENTÁRIO

  1. Linda família unidas pelo amor. Desejo muitas felicidades em seu novo Pais com todos juntinhos!! Amei e fiquei muito mais feliz pelos “peludinhos” que sabe e tem amores bilateral incondicional.
    Felicidades a todos!!!

  2. Sinceramente não sei se submeteria meus animais a um estrsse desses, ainda mais sabendo da meniras como as companhias aéreas transpotam os bichinhos. E outra, fugir da violência? Em Barcelona? Uma cidade das, touro de vega e afins? …. E tudo com consentimento das autoridades e da sociedade? Vai fugir de tudo, menos da violência.

    • Verdade, Sam. Eu ouvi falar – não conta pra ninguém, OK? – que em Barcelona tem um toureiro em cada esquina pronto pra atacar qualquer um que não der o celular, a carteira, etc… tem que ter cuidado!

      • verdade… os toureiros lá atacam todo mundo… fora os arrastões… o Brasil é muito melhor né? não tem touradas, os animais são respeitados, o governo respeita a sociedade, não tem inflação… pais mais sério que o Brasil não existe né??

      • Bem se vê que essas duas pessoas tão espertas, nunca foram à Barcelona. E os bichos são deles, eles fazem o que quiserem e não se importam nada com o que você possa pensar.

    • Sam….tenho certeza que vc nao conhece Barcelona; se conhecesse, saberia que violencia passa longe daqui…Touro????? Pelo jeito vc nao sabe, mas as touradas foram proibidas na Catalunya…e afins????? o que mais? Bem, amo Barcelona e os bichinhos ficarão muito bem por aqui….o meu Teddy também estah a caminho… 😉

    • eu realmente acho o maior barato, pessoas desvirtuando o assunto…Ou com problemas de interpretação de texto. A pessoa pode ir para ponte q partiu, mas pelo menos teve respeito de levar seus animais… Milhares todo santo dia, mudam até de bairro e largam seus animais por ai. A reportagem foi para frisar, q não estamos falando de 1 animal, mas de vários. E tem gente q tem a petulância de julgar, q o animal vai sofrer estresse… afff!! Sinceramente tem gente q realmente n deve ter o q escrever… Se a pessoa vai para ponte q partiu, o problema é exclusivamente dela… Mas sempre tem um “aqueles malas sem alça””, q tem q criticar sempre. N sabe da vida da pessoa, n sabe se tem família, se já tem emprego… Se NÃO QUER mais viver aqui, quer tentar, a vida em qq canto, menos aqui.. Eu me esqueço q brasileiro tem a mania feia de s meter na vida alheia !! Enfim tem q falar qq coisa… Hei! O “X”, da questão é n deixem seus animais qndo forem mudar para qq lugar… apenas isso… Dá próxima desenhem fica mais fácil!

    • Barcelona é uma das cidades mais lindas da Europa. De todas as cidades as quais eu visitei ela foi uma das q eu mais gostei. Mto mais ainda que Paris e Londres q ainda sim são maravilhosas tb. Violência tem em qquer lugar do mundo mas NADA comparado c o Brasil. Atitude linda e mto digna.

    • Barcelona é uma das cidades mais lindas da Europa. De todas as cidades as quais eu visitei ela foi uma das q eu mais gostei. Mto mais ainda que Paris e Londres q ainda sim são maravilhosas tb. Violência tem em qquer lugar do mundo mas NADA comparado c o Brasil. Atitude linda e mto digna.

    • Me desculpe , mas isso não ! Já morou lá ? não faz o menor sentido esta comparação , ainda que ache bem horrorosa as touradas… No Brasil se mata como em uma guerra civil estatisticamente comprovado sabia? Stress maior sofrerá seus bichinhos em perder vc pra sempre , sabia disso também? Dá bastante trabalho mudar com os pets , sim dá , falo por experiencia propria mas vale mais do que se acomodar em tantas desculpas.

  3. Sua atitude é um exemplo a ser seguido! Nem por um minuto sequer considerou deixar seus animais para trás. Em um mundo que as pessoas abandonam por causa de viagens curtas, filhos que nascem, velhice que chega e doenças que se instalam, ler seu relato é como um bálsamo numa alma desacreditada no ser humano! Feliz por vocês, pelos seus “filhotes” e por saber que ainda existem pessoas sim, do bem e que fazem o bem! Sejam muito felizes!

  4. vai ser obrigada a ver tourada… aguentar espanhol chamado de puta brasileira, volta para a sua terra, vieram nos roubar aqui etc.. isso vá para Barcelona.. fora aguentar a própria violência que já basta no Brasil e brasileiro baba ovo diz que não.. que é tudo lindo !! para arranjar trabalho então uui… fora o visto ou ela é espanhola ? tá

    • Desculpa, mas o que você tem a ver com a vida deles? Se ela foi morar, obviamente que ela possui o visto. Se ela é espanhola ou não, não vejo onde isso lhe diz respeito. E com certeza eles possuem um trabalho, ou não se mudariam todos assim. Hoje em dia, com uma ferramenta chamada internet, pessoas com boa formação (e informação) conseguem mudar-se de país com emprego, visto e moradia garantidos. Violência? Passa longe da violência encontrada no Brasil. Agora, faça um favor à si mesmo,e procure alguma coisa útil pra fazer, ao invés de ficar criticando pessoas que tiveram uma atitude louvável. Tem tanta inveja assim? Corra átras, junte dinheiro e saia por aí, ficar criticando os outros não te levará à lugar algum.

  5. barcelona não é um dos melhores lugares, não só pelas touradas, como também matam pombos que são capturados em redes e depois mortos por gaseamento, basta procurar no youtube ‘especifismo en barcelona’

    • para brasileiro baba ovo o que é importa é se foder lá fora…. e claro ligar de cartao virtual e dizer para a família… que espanhol só ofende os brasileiros.. e matam os animais !!! aliás… isso é o mais básico na península ibérica… de qualquer forma, vamos viver a hipocrisia… daqui 1 ano ela vai pensar bem na escolha que fez.. mas é isso aí rato de porão vaza.. quando a água bater na bunda.. mas o Brasil recebe até os que deixam o Brasil… eles retornam e claro falando que fez uma porção de coisas lá fora.. mas as merdas que comem ninguém fala !!! dos pombos ? ahhhhhhhh isso é básico da cidade maravilha chamada Barcelona… mas tourada e pombos quem vai se importar.. brasileiro gosta mesmo de se aparecer

      • Tem certeza que quem quer “se aparecer” são eles? “Se foder lá fora”? Como tem tanta certeza que irão se dar mal? Você realmente deveria se tocar e parar de falar tanta merda. Touradas? Proibidas…mas no Brasil existem os rodeios, que não passam longe… Pombos? Informe-se sobre o comércio de peles no Brasil, sobre as chinchilas e outros animais que tem a pele arrancada ainda vivos, e exportada pra países como a Rússia. Violência contra animais há em todos os lugares, mas o índice de violência e abandono de animais domésticos por aqui é bem maior. Sem falar na violência brasileira, roubos, assassinatos, etc, as pessoas saem às ruas com medo, isso não acontece por lá. Vamos viver a hipocrisia? Quem está sendo hipócrita é você, julgando sem conhecer, se metendo na vida alheia. Como tu sabe que vão retornar? E qual o problema de falarem das coisas que fizeram? Inveja mata sabe? Ficar criticando todo mundo que vai pra fora do país não vai te ajudar a conseguir ir também não. Passe menos tempo cuidando da vida alheia, e corra atrás, ao invés de ficar falando tanta merda.

      • Moro fora do Brasil ha 22 anos e estou muito feliz de ter saído, aprendido outras línguas, culturas e apreciado o tanto de sorte que tive tanto na minha educação e trabalho mas também de ser um pouco mais humilde e tolerante. Coisa que muito Brasileiro que mora no Brasil nao tem. Essa coisa de que “quem vota na Dilma e pobre e Aecio é Rico” ou “Iphone é de rico e Samsung é de pobre” ou “Baianada” ou ” Lixo de Janeiro” nao existe na minha cabeça pq eu tive a oportunidade de sair do Brasil.

      • Nossa , tudo isso só para não admitir que aqui se mata muito mais que na Espanha ( isso é comprovado em numeros ) temos uma guerra civil acontecendo bem embaixo do seu nariz e vc fala esse monte só para não ver o que se passa aqui mesmo. Talvez vc nunca tenha perdido um ente querido por uma bala perdida, ou qualquer motivo bobo que não justifique a morte de seu parente. A solução não é mudar de País , mas quem pode e quer melhorar de qualidade de vida porque não?

  6. o valor de transporte passaria dos 40 mil… fez até empréstimo ? … hum já estou vendo que a dívida ficará no Brasil,,,, como muitos que vem e vão e deixam!!! nossa é um país que vai recebê-los muito bem, aliás o primeiro tratamento começa já no aeroporto, depois vai ser a procura de trabalho, já de imediato irão dizer que não há trabalho, que Espanha está em crise, obviamente, por causa de nacionalidade e brasileira claro, a não ser que sejam espanhóis, ganhou no Brasil o que tinha que ganhar e agora é hora de fugir do porão.. ui cidade incrível, os pombos que eles capturam e matam, tirando tb a tourada, e ao abate de aves(caça) e o tiro ao pombo, claro que são pessoas cheia de civismo, lá não há violência, ninguém irá assaltar, claro é europa, uauuuu europa não há violência, xenofobia e nem especismo, são todos iguais, sem exceção!! claro violento é o Brasil… tá certo, boa viagem, tapem os ouvidos e olhos e não viva!! se alguém acha lugar melhor para viver.. me avise vou para Marte tb

    • Gente como a dessa família nos devolve a fé na humanidade, pois, enquanto tem pessoas abandonando filhos, até mesmo rezem nascidos, eles se preocupam com seus animaizinhos. Gente que não escreve corretamente nem o próprio nome, deveria se abster e frequentar o EJA.

    • Tanta estupidez talvez nem merecesse resposta, mas já esteve em Espanha par saber se é assim? É que eu já. E não vi toda essa maldade.
      Mas , eu não tenho a mania que sou um desgraçado perseguidinho!
      Já agora, é mesmo hiporisia? Ou o analfabetismo é tanto que nem o nome sabe escrever?

    • Inveja, inveja por todo lado! Como ta cheio de gente inútil e falando besteira por aqui. Criatura, com um, no máximo dois meses de trabalho eles quitam o empréstimo de 40 mil (lá se ganha em Euros, não se esqueça disso, e o salário mínimo passa dos dois mil). Outro ponto: pare pra pensar um pouco, acha mesmo que uma família toda se mudaria assim, todos de uma vez, com todos esses animais, sem nada em vista? Informe-se criatura, hoje em dia, com uma invenção mágica chamada Internet (e uma pitadinha de informação) a pessoa se muda paraoutro país com visto, emprego e moradia garantidos. Você vive em um país onde animais são abandonados para morrer todos os dias, onde o comércio de peles faz com que chinchilas e outros animais tenham suas peles arrancadas enquanto vivos, entre outras atrocidades que ocorrem por aqui, e o problema maior são os pombos de Barcelona? Sério, vá procurar o que fazer, ao invés de se preocupar tanto com a vida alheia. Inveja demais faz mal!

  7. isso me faz acreditar que ainda existem seres humanos confiaveis ,parabens vc é uma pessoa sensacional que Deus abençoe e proteja sempre a vc e todos os que vc ama .abraço

  8. Ao invés de se deterem ao teor da reportagem. batem boca por conta de Brasil vs Europa… gente, o Brasil é uma bosta, violento, cheio de bala perdida, onde não se pode sair com uma carteira ou celular a mostra… é fato. Leiam os jornais.
    Na Europa podem ter outros problemas sim, mas os cidadãos que trabalham e pagam impostos tem um vida digna, com salário conveniente e com 1/10 dos problemas odiosos daqui.
    Sempre tem um panaca petista enfiado nos comentários de qualquer site.
    Parabéns à dona dos animais. Muito sucesso na Espanha. Muito amor para vocês todos dessa família abnegada!

    • Você vive na Europa Ana ? se fosse tão boa assim não estariam fugindo para os países com índice e taxa elevada de emprego, se informe vc melhor, acho que está por fora, ou aí no Brasil não dizem as coisas na verdade que acontecem !!! depende a Europa que diz, que eu saiba Barcelona é uma cidade, Espanha é um país e esse lugar está dentro da mesma, e a mesma encontra-se sobretudo boa parte sem trabalho, endividados e muitos na miséria, sobretudo indo para o Brasil.. tirarem os melhores trabalhos, já que os brasileiros a única coisa que sabem fazer é falar mal do Brasil, e querer fugir dos problemas, que por esses lados está a mesma coisa !!! informe-se sobre tudo que Barcelona faz com pombos e outros animais, de certo que aí no Brasil, pode haver bandido,mas aqui tb há e do pior, afinal de contas posso eu falar conheço 22 anos o Brasil e 12 anos Europa.. então boa sorte mesmo para essas pessoas, devem ter ganhado bastante dinheiro no Brasil e agora vão desfrutar de alguns prazeres da vida e de outras pertubações como sempre, convido a dar uma volta por esses lados, ou se está tão ruim fugir também devido aos problemas daí..

      • Boa parte de minha família está lá Ka. Me pergunta se querem voltar? Pergunta se lá tem marido cortando a cabeça da mulher que o rejeitou ou colocando partes do seu corpo numa mala? Pergunta se alguém fica com o coração apertado toda vez que os filhos vão trabalhar o saem para se divertir e se o ensino de seus filhos é inferior ao nosso. A perfeição não existe, mas vamos se compararmos direito…

      • Olha Ka , a Ana foi muito clara , a Europa pode ter outros problemas , mas onde mais sofremos aqui no Brasil , é atenuado sim , por aí , falo com oito anos de Europa e dois de Brasil. Se a moça que embarcou com os pets destacou a violência ele fez a troca certa sim , vai encontrar outros problemas por la , inclusive o desemprego que assola a França , a Italia , Portugal e Espanha há um bom tempo , mas isso é outro fator que não vem ao caso, uma vez que ela priorizou a violência , certamente meu caro não há como comparar nesse quesito. Fazer escolhas é bom e todo mundo gosta não é mesmo ! Que façam escolhas e tenham muito boa sorte! Nem todo mundo amarga em terreno estrangeiro, contrariando as expectativas sócio-economicas Europeias .

    • o mais interesse que comentar algo em sites brasileiros é sempre a desculpa que é algum Petista opinando… kkkkk é engraçado até porque brasileiro é um povo sem a mínima noção do que diz, e só enxerga aquilo que a Globo e Cia coloca ao dispor da população seja classe X ou Y, parem de botar a culpa no governo, procrastinação também tem cura!!! muitos pedantes

  9. Atitude é isso aí e não abandonar o animal e dar desculpas esfarrapadas tipo espaço, mudando para apartamento, não aceitam animais, etc.

  10. Ninguém sabe os motivos que levaram a moça a morar na Espanha e não conhece,os a história dela. Se lá é pior ou melhor que o Brasil, que importa? vamos observar nossas atitudes, pensamentos e emoções e afastar a crítica destrutiva e e o julgamento alheio, nos preocupando com nossa própria evolução. Parabéns pela atitude dessa família, pois o que importa mesmo é estar feliz!

  11. Parabéns! Marina, confesso que fiquei mt feliz e bastante orgulhosa de vc, pois vc é um exemplo p todos nós, não podemos jamais abandonar quem já faz parte de nossa família. Boa sorte! Bjos

  12. Parece que contaram quase a minha história. Saí do Brasil e vim morar na Argentina, planejei tudo com antecedência, porque jamais seria capaz de abandonar qualquer um de meus animais. Trouxe os oito que tinha, chegaram bem, estão saudáveis e estamos todos felizes (eu, minha filha e os animais) nesse novo país. Não foi fácil, foi muito dispendioso, ficamos tensas, mas acredto que quando você age com amor, todos os caminhos convergem para a boa realização do planejado. Animais fazem parte da família, quem é capaz de abandonar um animal é cruel.

  13. LINDA HISTÓRIA DE AMOR. QUE DEUS ABENÇOE VCS MAIS E MAIS. CHOREI DE EMOÇÃO…….MUITAS FELICIDADES P TD FAMÍLIA JUNTAMENTE C O MIAUS E AUAUS..

  14. Bacana mesmo, tenho 7 gatos e fico muito preocupado em ter que fazer o mesmo, claro nunca ia abandonar eles não tem como, já são parte da família cada um com sua particularidade é muito legal o convívio. A matéria poderia ter colocado o valor do custo que essa família teve.

  15. Tenho uma amiga querida da qual me orgulho que embarcou no início do ano com seus seis Gatinhos vira-latas cariocas para Portugal. Ir sem eles jamais passou por sua cabeça apesar de todo o trabalho, gastos e burocracia… Parabéns!!!

  16. Voces são maravilhosos! Eu NUNCA IRIA EMBORA SEM LEVAR OS MEUS ANIMAIS!!! Eles são mais importantes Oque tudo para mim, e parece que para vocês também! O amor que temos uns pelos outros é a maior benção que alguém pode ter. Parabéns para vocês! Sejam imensamente felizes! Já o São, por terem todos os 12 filhotinhos com vocês e também POR ESTAREM FORA DESSE PAÍS QUE ME RECUSO A CHAMAR DE MEU,HOJE EM DIA. Isso aqui não vale mais nada!

  17. Que legal ver que mais pessoas fazem isso.Nos tambem trouxemos dois da Europa para o Brasil e nao foi facil pois nos mudamos para o Brasil e eles vieram com nos,apesar de ter pego tres voos eles resistiram bem e estao muito felizes aqui com mais dois novos amigos adotados.AMAMOS vira latas

  18. Fiquei mto feliz ao ler e ver a determin ação dessa familia c sus animais. Q tdos sejam mto felizes nesse maravilhoso país c seus bichinhos de estimação.

  19. O que comentar sobre esta familia fiquei emocionada só de ler este maravilhoso relato, e podem estar certos que em minhas orações sempre estará o pedido de muitas bençãos e toda felicidade do mundo para vcs, e para os filhotes de quatro patas ..

  20. Uma atitude realmente humana, no sentido verdadeiro de ser humano e praticar humanidade. Infelizmente atos como este, que deveriam se enquadrar na normalidade, passam a ser atos extraordinários. Louvável!!! Bjs

  21. Marina,parabens pela atitude,só pelo fato mencionado para sair do país,já percebia-se quem você é,caráter e paixão,são bons produtos para as pessoas de bom senso,seja feliz com sua nova estada,junto de toda a família.

  22. Parabéns a família. Que Deus proteja todos unidos neste grande amor. Felicidades mil no novo lar e País. Bjs para vocês e os peludos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui