EnglishEspañolPortuguês

Santuário de cães na Sérvia é salvo de despejo graças à petição online

20 de janeiro de 2015
3 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Foto: Care2
Foto: Care2

Milhares de pessoas recentemente formaram um escudo humano virtual ao redor de um santuário de cães em Nis, na Sérvia. Uma petição online da Care2 para  proteger o santuário recebeu uma adesão instantânea em massa, obtendo mais de 200 mil assinaturas e causando um tremendo impacto político que levou à suspensão do despejo dos cães, que estava planejado para o Natal. As informações são da Care2.

Quando faltavam apenas alguns dias para que os coletores programados invadissem o santuário, funcionários municipais anunciaram que os cães poderiam permanecer na propriedade por mais algum tempo. Embora a cidade tenha interesse em usar a terra para outros fins, estão em curso esforços para persuadir as autoridades a ajudar a encontrar um novo local para o santuário.

Recentemente, o prefeito visitou o abrigo, e ainda levou consigo alguns grandes sacos de comida. Ele esteve ao lado do fundador do santuário, Sasha Pesic, que ficou um pouco desconfiado com o aparecimento súbito e com a cooperação de um governo municipal que anteriormente considerava o centro de resgate como um incômodo. “Seria esta uma visita com objetivos de fazer propaganda, ou o santuário poderia esperar o reconhecimento do seu papel no cuidado de milhares de cães desabrigados da cidade ao longo dos anos?”, perguntou-se Sasha.

Mas foi realmente a pressão exercida pelo grande número de assinaturas da petição o elemento motivador da rápida mudança de planos da prefeitura com relação ao despejo dos animais para a tomada do terreno.

Uma das coisas mais incríveis que vieram a partir desta experiência foi a mudança do próprio Sasha. Como um homem que dedica-se inteiramente à proteção dos 450 cães que vivem no santuário, Sasha diz que foi como se ele tivesse “morrido mil vezes” durante o mês de dezembro, quando os cães foram repentinamente ameaçados por forças que ele não podia controlar. Mas agora, segundo a reportagem, pode-se ver algo que não se via há algum tempo – Sasha está começando a sorrir novamente.

O maior objetivo do santuário é o de persuadir o município a fornecer uma propriedade igualmente adequada para os cães, para que possam se mudar. A equipe do santuário está esperando pacientemente por reuniões onde seja explicado exatamente o que a cidade está disposta a oferecer. Essas reuniões ainda estão para ser agendadas pelas autoridades. Enquanto isso, os recursos mensais para prover alimentos e cuidados veterinários para os cães estão vindo da ONG Harmony Fund.

A organização criou um fundo para começar a poupar dinheiro para cobrir os custos da construção de um novo abrigo para o santuário no próximo verão. Acredita-se que os valores necessários serão substanciais. Para saber mais sobre o caso ou acompanhar o seu desenvolvimento, visite a página da Harmony Fund no Facebook.

Assista ao vídeo que mostra Sasha surgindo em meio aos cães, quando parece ter reacendido o seu sentimento de alegria em desempenhar o papel de cuidador desses animais.

A petição continua aberta, clique aqui para assiná-la.

Você viu?

Ir para o topo