Peixes são encontrados mortos no Rio São Lourenço em Matão, SP


Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Cerca de 50 peixes, incluindo curimbas, lambaris, cascudos, bagres e tilápias, foram encontrados mortos no Rio São Lourenço do Turvo, em Matão (SP), na terça-feira (13). Os animais ainda estão no local e, na tarde desta quarta-feira (14), a Prefeitura enviará uma equipe para avaliar a necessidade de remoção.

De acordo com informações da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), funcionários já foram ao local e retiraram amostras da água para análise. O laudo, segundo a companhia, deve ficar pronto em cinco dias, e diferentes motivos podem ter levado à mortandade, entre eles a incapacidade dos peixes de regularem sua temperatura, de viverem em ambientes restritos, com capacidade de fuga limitada, e a dependência da água para a alimentação, reprodução, crescimento e respiração.

Investigação

As análises da qualidade da água são essenciais para a determinação da causa da mortandade e devem ser realizadas durante ou imediatamente após o evento.

É importante que o investigador chegue ao local rapidamente, antes que as evidências se diluam ou se distanciem, mas, mesmo com a agilidade, em muitos casos não é possível identificar a causa do episódio.

Denúncias

É possível registrar ocorrências de mortandade de peixes e outros problemas ambientais nas agências da Cetesb ou pelos telefones 0800-11-356024 e (11) 3133-4000.

Cerca de 50 peixes morreram no São Lourenço, em Matão (Foto: Matheus Iessêncio/Arquivo Pessoal)
Cerca de 50 peixes morreram no São Lourenço, em Matão (Foto: Matheus Iessêncio/Arquivo Pessoal)

Fonte: G1

 


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

BOA AÇÃO

CHINA

HEROÍNA

FINAL FELIZ

PAUTA EMERGENCIAL

SOLIDARIEDADE

GESTO DE AMOR


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>