Cães e gatos também podem ter acne


Nos gatos, a região mais afetada é perto os bigodes
Nos gatos, a região mais afetada é perto os bigodes

As acnes não são só um pesadelo para os adolescentes, mas também para os animais domésticos. Essas erupções avermelhadas, que costumam aparecer em gatos e cachorros no queixo ou na região em torno da boca, têm origem em um folículo capilar bloqueado, que inflama e pode expelir secreção prurida ou com sangue.

Nos cachorros é considerada uma doença de “cão jovem”, porque costuma aparecer nos primeiros anos de vida do animal. Por se tratar de um processo inflamatório, pode vir associado a furunculose. Já nos gatos, não tem idade específica para se desenvolver e pode se apresentar na forma de comedões (cravos). Uma reclamação frequente no consultório da veterinária especialista em dermatologia Cintia Valadares é de clientes que reclamam de “pontinhos pretos” no queixo dos gatos.

Os casos de acne canina são mais frequentes em raças de pelo curto, mas a cadela da raça cocker spaniel Yule, de dois anos, é a prova de que as erupções podem aparecer nos cães de pelo longo também. A enfermeira e tutora Joice Cândido notou que sua cadela Yule estava com uma coceira intensa no focinho. No consultório, o diagnóstico: acne.

Depois que começou o tratamento com antibióticos e xampus, Joice percebeu uma melhora na pele de Yule e um controle da coceira. “É preciso prestar atenção no animal para perceber alguma melhora e para evitar que ele coma algum alimento que cause alguma reação”, afirma Joice.

O acompanhamento de veterinário e os cuidados com a higiene na região perilabial (ao redor da boca) são essenciais para evitar o reaparecimento das acnes.

Fonte: Diário de Pernambuco


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

AMOR

VIDA NOVA

RIO DE JANEIRO

ALTERNATIVA VEGANA

GENEROSIDADE

REABILITAÇÃO

EMPATIA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>