Campanha de adoção de animais continua em Cubatão (SP)


Em um dia quente de verão como o desta quinta-feira (8), o estresse canino foi substituído por alívio (Foto: PMC)
Em um dia quente de verão como o desta quinta-feira (8), o estresse canino foi substituído por alívio (Foto: PMC)

Em um dia quente de verão como o desta quinta-feira (8), o estresse canino foi substituído por alívio. Axl, um cachorro abrigado no Centro de Zoonoses de Cubatão, tomou um belo banho e ficou com o pelo branquinho. Apesar de não ter raça definida, lembra muito os cães Labradores. “Ele é dócil, sociável com outros animais e tem se recuperado bem da fratura que sofreu em um atropelamento”, comenta a tratadora Nete Lima. Axl foi encontrado no Jardim Casqueiro e, além do machucado na pata dianteira, tinha um corte profundo na nuca que pode ter sido causado por uma coleira muito apertada.

Histórias como essas surgem a todo momento no Centro de Zoonoses. São cachorros e gatos abandonados nas ruas, machucados por carros, motos, ou brigas na matilha, que sofreram maus tratos de seus tutores, a quem, um dia, devotaram total confiança. “Dá vontade de levar todos para casa”, afirma Nete, abraçando um dos animais. Foi exatamente o que Valdir Menezes, um dos tratadores do Centro, fez um dia. Adotou a cadelinha Safira há cerca de dois anos. Ele tem contato direto com todos os animais, mesmo os de porte grande e ajuda, incansavelmente, na manutenção do espaço.

O trabalho de Valdir, Nete e de Sandra Regina somam esforços na Campanha de Adoção de Animais que incentiva moradores de Cubatão e de outras cidades a oferecerem um lar definitivo aos bichinhos. Pelo menos uma vez por semana, Adriana Lobão e Mara Anjos, da Secretaria de Comunicação da Prefeitura, vão até o espaço para fotografar os animais liberados para adoção e recolher outros dados.

“Temos cumprido essa agenda desde agosto do ano passado. Nossa contagem é de pelo menos 27 cães e quatro gatos que receberam uma nova chance desde que iniciamos a Campanha Adote um Amigo”, afirma Adriana, que é relações públicas. O registro fotográfico, feito por Mara, contém informações sobre a idade provável do animal, peso, raça, sexo e características de personalidade, que são adicionadas na página da Campanha, disponível no site da Prefeitura, o www.cubatao.sp.gov.br . É possível também acompanhar a divulgação pelas redes sociais, principalmente pelo Facebook. Os interessados em adotar um dos animais devem entrar em contato pelo telefone 3361-2166 e, posteriormente, marcar um dia para conhecer o cão ou gato, que será entregue para o novo tutor já castrado e vermifugado.

Nesta quinta-feira, vários deles terão sua imagem divulgada na internet. Cher, uma linda cadelinha de pelos castanhos é um exemplo. Muito amorosa e pesando 17 quilos, tem porte médio. Jorel, um macho adulto, com cerca de dois anos de idade, também procura um lar. Brincalhão, tem porte médio e um pelo caramelo brilhante.

Os cães de porte grande têm chances menores de conseguirem um lar, de acordo com os tratadores. Nesta edição da Campanha será possível ver a imagem de Dexter, um cão maravilhoso, com idade entre três e quatro anos, pesando 40 quilos e com uma linda pelagem bege, amarela, caramelo e preta. Três gatinhos filhotes, de apenas três meses, também estão disponíveis para adoção.

Mas quem roubou a cena na sessão fotográfica foi um filhote macho de apenas 10 meses. O vira-lata tem pelos longos e pretos, barba e cara de amigo. Pesa apenas cinco quilos e foi resgatado de um atropelamento. Foi batizado de Billy Paul. “Cada um deles recebe um nome quando chega aqui. Fazemos questão de chamá-los assim”, afirma Nete Lima, que há quatro anos cuida dos cães e gatos. O fato de conseguirem um lar definitivo para viverem e serem felizes será apenas uma extensão do carinho que já recebem desses profissionais.

Fonte: Diário do Litoral


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

CONSCIENTIZAÇÃO

SOLIDARIEDADE

NOVOS LARES

RIO CLARO (SP)

EXTINÇÃO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>