EnglishEspañolPortuguês

Fica na tua e me deixa em paz com a minha carne

31 de dezembro de 2014
3 min. de leitura
A-
A+

Captura de tela de cena inicial de Jogos Mortais 6.
Captura de tela de cena inicial de Jogos Mortais 6.

As brevíssimas considerações que farei abaixo não são exatamente de minha autoria, pois a ideia de tratar o assunto na forma que farei aqui é originada de outras fontes – não recuperei as referências, mas é tema já tratado com exaustão e com muita competência por diversos autores. Ainda assim, creio que repetições e releituras são sempre enriquecedoras.
“Fica na tua e me deixa em paz com a minha carne” é, provavelmente, um tipo de frase muito proferida por aqueles que acreditam que comer animais é uma mera escolha pessoal ou um direito. O raciocínio seria mais ou menos esse: você escolhe não comer carne e eu escolho comer; não me meto na sua escolha e você não se mete na minha. Por trás desse pensamento nitidamente prejudicado pelo preconceito do especismo [1], está acoplada ainda uma avaliação equivocada sobre imposições, o que impede muitos de nós de compreendermos a existência de imposições justas e imposições injustas [2].
Num nível descritivo ou ilustrativo, podemos mesmo afirmar que comer animais é uma escolha pessoal, do mesmo modo que matar e ingerir uma idosa indefesa ou um bebê [3] é igualmente uma escolha pessoal: o observador descreve a escolha de alguém que está a praticar um ato imoral.
Já no nível da moralidade, de forma alguma tais escolhas podem ser assim tão facilmente justificadas – se é que podem. Dizer “eu escolho pela morte e ingestão do corpo do outro” definitivamente não é uma frase encantada que dá permissão ao objetivo de comer alguém. Essa mágica não existe. Verbalizar isso não tem poder algum de tornar o ato algo minimamente decente e justo. Do mesmo modo, em nada se assemelha com uma inocente escolha pessoal como a de escolher a cor da escova de dentes.
“Me deixa em paz com a minha carne” é uma sentença que faz parecer que a carne em discussão seria a carne de propriedade de quem está a falar. Obviamente, tem algo muito atrapalhado nisso. Aquela carne não pertence a quem fala. É roubada. É roubada da pior maneira que podemos conceber um roubo, pois um animal, um ser capaz de experienciar o sofrimento e o desfrute de modo tão relevante quanto nós experienciamos, foi assassinado, seguramente após ter amargado uma vida miserável [4]. Teve seu corpo literalmente vampirizado por quem ainda se julga no direito de sugar a energia que pertencia ao portador do corpo e subjetividade – ou alma – que ali vivia, experienciava e se expressava.
Sou levado a pensar que mesmo se a carne fosse extraída do próprio corpo de quem nele vive –como a imagem lá no topo ilustra –, desse modo fazendo ter sentido o slogan “me deixa em paz com a minha carne”, uma vez que esse alguém estaria a cortar ou amputar a “sua carne” e partes do seu próprio corpo para ingestão, teríamos fortes razões para impedir esse ato que arrisco a categorizar como gravemente patológico.
Se descarnar o nosso próprio corpo é coisa quase impossível de não julgar como uma séria patologia, desse modo, desde uma postura ética que nossa condição humana nos permite e exige, podemos constatar o quão doentio é o nosso contexto em que é quase regra requerer com contaminada exaltação até mesmo a carne que não nos pertence.
Referências
[1] O que é especismo? Disponível em: https://www.anda.jor.br/06/06/2014/o-que-e-especismo
[2] A acusação de imposição. Disponível em: https://www.anda.jor.br/03/09/2014/a-acusacao-de-imposicao
[3] O caso do bebê eterno. Disponível em: https://www.anda.jor.br/30/04/2014/o-caso-do-bebe-eterno
[4] http://www.pecuaria.info/

Você viu?

Ir para o topo