Moradores encontram fragata ferida na asa na Lagoa (RJ)


Uma fragata com corte na asa direta juntou curiosos na Lagoa Rodrigo de Freitas na tarde deste domingo. A ave estava caída e moradores chamaram a Guarda Municipal, que resgatou o animal e o levou para a ONG SOS Aves e Companhia, onde o animal ficará em observação pelas próximas 24 horas. O ferimento ainda vai ser analisado, mas, segundo especialistas, provavelmente foi causado por pipas com linhas de cerol.

O presidente da ONG, Paulo Maia, explica que a fragata é uma ave aquática e oceânica que vive nas ilhas e quando amanhece vem para o continente. Ao anoitecer, faz o caminho inverso. Segundo ele, este tipo de ave é comum de ser vista em vários pontos do Rio durante todo o ano, especialmente em áreas de pesca. No verão, entretanto, os acidentes são mais frequentes.

“Infelizmente, há um alto índice de aves feridas nesta época do ano, porque tem muito mais pessoas soltando pipas com cerol. Não só a fragata, mas todas as aves marinhas. O cerol, além de proibido, pode ferir aves e pessoas”,  lembra Maia.

Bruno Jorge Duque da Silva, veterinário do Rio Zoo, também afirma que há muitos casos de fragatas que chegam ao zoológico com ruptura nas asas. Estas aves de asas abertas podem chegar a dois metros de comprimento. Maia e Silva alertam que ao encontrar uma ave ferida, o morador deve chamar socorro e jamais pegá-la.

“É comum que a pessoa queira pegar e cuidar, mas ao fazer isso, pode aumentar a ruptura”, avisa Maia.

Portanto, se você encontrar um animal nestas condições pode chamar a ONG pelo site Sosavesecia.org, ou, segundo Silva, entrar em contato com a Patrulha Ambiental ou o Corpo de Bombeiros. O veterinário explica que o Rio Zoo recebe algumas aves de resgate (não de doação). E que em alguns casos encaminham os animais para a Universidade Estácio de Sá.

Fonte: Yahoo Notícias


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

FINAL FELIZ

LEALDADE

COMPROMISSO

ESPECIAL

MAUS-TRATOS

FELICIDADE

TRATAMENTO MÉDICO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>