EnglishEspañolPortuguês

SeaWorld anuncia reestruturação em meio à maior crise de sua história

16 de dezembro de 2014
2 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Em meio a uma tempestade de crescente revolta sobre o tratamento dado às orcas cativas no SeaWorld, o CEO Jim Atchison está deixando o cargo. As informações são do The Dodo.

Atchison passará a ser o vice-presidente do conselho e presidente do Fundo de Conservação SeaWorld & Busch Gardens, bem como consultor da companhia. No mesmo comunicado, o SeaWorld também anunciou grandes planos de reestruturação da empresa, que irão resultar na eliminação de cargos.

O porta-voz do SeaWorld não informou se a decisão de Atchison foi voluntária, de acordo com o Orlando Sentinel.

Segundo uma declaração da empresa, David D’Alessandro, presidente da companhia, assumirá como CEO até que outro candidato seja escolhido. O SeaWorld explicou o programa de reestruturação que envolverá os seus onze parques:

“Este esforço irá centralizar algumas operações, reduzirá a duplicação de funções e aumentará a eficiência, além de acelerar a execução das tarefas. A reestruturação deverá resultar na perda de algumas posições, e a companhia irá oferecer benefícios de rescisão aos que forem impactados”.

“De modo a atingir os objetivos do realinhamento de nosso negócio, nós lamentamos que algumas posições deverão ser necessariamente eliminadas”, disse Atchison em um comunicado. “No entanto, nosso esforço de redução de custos é parte de um programa mais amplo para nos colocar em uma trajetória de crescimento a longo prazo”.

As mudanças vêm em um momento de crise financeira para a companhia. Na semana passada, as ações da SeaWorld atingiram a menor cotação desde que a empresa abriu seu capital em 2013. O valor de mercado de suas ações apresenta uma desvalorização de 50 por cento desde então.

A reação pública ao documentário “Blackfish” também contribuiu para a atual crise da empresa. O filme revelou práticas perturbadoras no tratamento aos animais pelo parque, incluindo riscos à segurança dos treinadores, bem como danos psicológicos, endogamia e lesões físicas entre as orcas.

Apesar da divulgação de alterações em sua estrutura administrativa, a companhia não mencionou mudanças com relação ao confinamento e maus tratos aos animais, que devem continuar da mesma forma, uma vez que seu negócio se baseia na exploração de animais para entretenimento humano.

Você viu?

Ir para o topo