EnglishEspañolPortuguês

Petição pede fim da dissecação de gatos por jovens de 15 anos

2 de dezembro de 2014
2 min. de leitura
A-
A+

Por Ana Rita Negrini Hermes (da Redação)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Alunos do ensino médio que participam de programas de ciências médicas em escolas dos condados de Palm Beach e Dade continuam a dissecar gatos como parte de um projeto de estudos local. Muitos destes alunos não planejam ser cirurgiões ou veterinários e estão no estágio preliminar de exploração do campo médico. Embora a escola tenha acesso à tecnologia que simule a dissecção, o estabelecimento ainda usa a tradição da dissecção felina.

O condado vizinho, Broward, eliminou a prática de dissecar animais reais há vários anos. J.P. Keener, supervisor da área de ciências de Broward, declarou: “Nós tivemos problemas no passado com crianças que tinham uma ligação emocional com um animal de estimação da família, então decidimos não mais usar a dissecção”, embora em níveis avançados, o distrito ainda conduza dissecção em sapos e fetos de porcos.

Os professores de ciências de Broward usam, com sucesso, dissecções computadorizadas virtuais tridimensionais. Estes processos virtuais já estão sendo usados e estão disponíveis para as escolas de Palm Beach, mas somente se os pais escreverem uma carta explicando porque seu filho não pode dissecar um gato real. Além disso, não há conexão direta, ou benefício, em conduzir dissecções em animais a fim de entender o corpo humano. É um fato mais do que sabido que fazer experimentação, pesquisa, vivissecção e testes em animais, na esperança de entender a anatomia humana, não funciona.

Terri Cavanaugh, mãe de um dos estudantes de Palm Beach, criou em 2012 uma petição contra esta prática cruel e ultrapassada. Em depoimento no site Care 2 ela diz: “Sou a mãe de um menino de 15 anos que está na 9ªsérie da Escola de Ensino Médio Lake Worth, de Palm Beach. Em sua tenra idade, meu filho já sabia que esta tradição bárbara estava errada e escolheu optar e preencheu o requerimento para fazer a dissecção virtual. Mandei um recado escrito pedindo para que entrassem em contato comigo e também liguei para seu professor, Dr. Garcia, da Escola de Ensino Médio Lake Worth, deixando duas mensagens para ele me ligar, mas não tive nenhum retorno. Meu filho está preocupado que o resultado de sua petição possa fazer com que seja reprovado em sua carreira médica, antes mesmo que ela comece. A situação na escola deixou meu filho muito estressado e também estressou outros alunos que desejam lutar pelos animais e sentem que isto é errado. Durante toda a sua vida, eu ensinei meu filho a respeitar a vida, todos os animais e seres humanos, mas mesmo assim, o sistema educacional das escolas do condado de Palm Beach procura minar nossos pontos de vista e segregar aqueles que se manifestam. Eu imploro a vocês: assinem a petição. Nós devemos acabar com esta prática bárbara e desnecessária. A dissecção é uma tradição arcaica do ano de 1400. Já existem alternativas humanas, de baixo custo e de alta tecnologia.”

Você viu?

Ir para o topo