Cochonilhas fêmeas
Cochonilhas fêmeas

Se você come produtos industrializados com a cor vermelha, marrom, laranja ou rosada, como biscoitos, bolachas recheadas de chocolate (!) além das de morango, leites de soja sabor morango, acerola, laranja, mamão, maçã, etc., doces, bolos, sucos de morango, sucos de goiaba, sucos de laranja (sim, de laranja!), balas, cereais, geleias, chicletes, sorvetes, campari, licores e outras bebidas alcoólicas, refrigerantes, cerejas em calda e se não for vegano e ingerir laticínios como iogurtes sabor morango, iogurtes sabor uva, queijos, embutidos (patês, salames, salsichas, mortadelas, etc.), carnes, gelatinas sabor morango e uva, pudins, xaropes para sucos em geral incluindo os de açaí, peito de peru light, temperos prontos, alimentos pré processados, rações para animais domésticos (inclusive aves), sopas e outros industrializados com os sabores cereja, framboesa, açaí, sim, você come insetos – come o pigmento vermelho produzido a partir de cochonilhas (“Dactylopius coccus”).

Além de comê-las, você também as utiliza quando usa xampus, sombras, batons, tintas, corantes de roupas, detergentes, etc. Além do corante carmim (“Dactylopius coccus”) que vai do laranja ao vermelho, as cochonilhas também fazem parte da produção de medicamentos (“Ceroplastes ceriferus”), verniz (“Llaveia axin”), cera (“Ceroplastes ceriferus”) e laca (“Laccifer lacca”).

Corantes são substâncias que apenas “colorem” os alimentos com a finalidade de melhorar o seu aspecto, fazendo com que tenham uma aparência mais próxima aos dos produtos naturais, deixando-os portanto, mais “apetitosos” aos olhos do consumidor. Não acrescentam nem sabor nem odor, apenas cor.

Bilhões de cochonilhas (são necessárias 70 mil fêmeas para se obter apenas meio quilo de corante. Para colorir uma bola de sorvete de morango são necessários, no mínimo, 40 insetos.) são criadas em laboratórios, fervidas, (elas são mortas por imersão em água quente ou por exposição ao calor de um forno) assadas, tostadas, esmagadas, maceradas, para dar origem ao corante vermelho ou corante carmim e esse corante é classificado como “natural” – o termo “corante natural” é extensivo aos produtos obtidos de animais (!).

Esse aditivo é normalmente especificado como “corante natural carmim de cochonilha”, “corante natural” , “C.I. 75470”, “E 120”, “vermelho 3”, “carmim” , “cochineal”, “ corante C.I.” , “INS 120” ou “corante natural ácido carmínico”. Ele não é tóxico ou cancerígeno como muitos corantes vermelhos artificiais, no entanto, pode provocar reações alérgicas, chegando mesmo a causar choque anafilático em alguns consumidores.

A longo prazo pode causar danos digestivos, metabólicos e neurológicos. E, o mais espantoso é que nas embalagens não está escrito qual é a matéria prima desse corante, isto é, que é de insetos. O consumidor não sabe o que está ingerindo. Declarar os ingredientes dos alimentos industrializados é lei federal mas as indústrias somente colocam os nomes científicos nos rótulos.

A cochonilha é um parasita de cactos, medindo de 3 a 5 milímetros de comprimento, nas cores marrom ou amarela. Cochonilhas são parentes próximas das cigarrinhas, cigarras e dos pulgões. A base do corante é o ácido carmínico, retirado dos corpos e ovos desses insetos. Os predadores naturais deles são a joaninha e alguns tipos de vespa.

O inseto é originário do México, Peru e América Central e seu corante é conhecido e utilizado desde as civilizações asteca e maia, principalmente para tingir tecidos. Durante o período colonial mexicano, a cochonilha se tornou o segundo produto em valor exportado do México, superado apenas pela prata. Esse corante era consumido em larga escala na Europa mas durante o século XIX a demanda diminuiu e quase parou no século XX, devido à forte concorrência de produtos industrializados, enquanto o corante cochonilha era produzido artesanalmente por indígenas.

Apenas nos últimos anos a cochonilha voltou a ser comercialmente viável (não tóxica e não cancerígena). O corante carmim consumido no Brasil é, praticamente todo, proveniente do Peru.

As fêmeas é que são usada como base do corante – figura da esquerda
As fêmeas é que são usada como base do corante – figura da esquerda

E por que não usar beterrabas como corante vermelho? Porque o produto feito com as cochonilhas, um pó avermelhado, tem características “interessantes” para a indústria de alimentos: é muito estável ao calor, à oxidação e a variações de acidez (pH), isto é, não estraga facilmente. A quantidade de cada aditivo considerada “segura” para cada tipo de alimento é determinada pela “FAO”, (“Food and Agriculture Organization” – “Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura”) e pela “OMS” (“Organização Mundial de Saúde”).

A legislação brasileira em relação aos corantes, além de seguir as recomendações da “FAO” e “OMS”, possui a regulamentação do uso de aditivos para os alimentos realizada pela “ANVISA” (“Agência Nacional de Vigilância Sanitária”). A resolução “CNNPA no 44” estabeleceu as condições gerais de elaboração, classificação, apresentação, designação, composição e fatores essenciais de qualidade dos corantes empregados na produção de alimentos e bebidas.

3

Eticamente não é aceitável a morte de milhões desses animais apenas para dar “cor” a alguns alimentos para humanos se deleitarem. Veganos e várias organizações em defesa dos direitos dos animais alertam para o fato de ser essa matança brutal e extremamente fútil. Importantíssimo é conhecer todo esse processo de fabricação e boicotar alimentos que contenham o corante carmim. Além disso, para aditivos alimentares há muitos testes feitos em animais escravos (inclusive desenvolvimento de tumores), procurando as implicações desse corante na saúde humana, o que é bárbaro, moralmente inaceitável, além de inútil.

1 COMENTÁRIO

  1. Realmente, é inaceitável e absurdo o que o ser humano faz com a Natureza… mas fico me perguntando o que mais, além desse corante “natural”, ingerimos no dia a dia? Se formos abrir a “caixa preta” da indústria da alimentação, todos voltarão a ter hortas dentro de suas casas, e as empresas iriam à falência…. o que não deixaria de ser interessante, quem sabe assim seria possível resgatar a ética e o respeito pelo planeta.

  2. Oi Rafael,
    Veja só o que recebi nessa semana – o que vem junto com os industrializado. É de arrepiar os cabelos!

    Amigos,
    Recebi essas informações sobre alimentação de uma amiga. São de cair o queixo! Tomem muito cuidado com os industrializados!
    Abs
    Martha Follain

    Copiei algumas coisas da palestra de hoje do congresso vegetariano, mas me desculpe, estou sem tempo de fazer correçoes , entao envio assim mesmo. Dá pra ter uma ideia da situaçao que vivemos na alimentaçao.
    com carinho

    Palestrante: Dra. Ivane Hanscom – Médica Clínica Geral
    Tema: Prevenção e cura de doenças degenerativas através da alimentação

    Más escolhas alimentares , no café da manha, no almoço e jantar, e isso todos os dias.
    Eliminando as causas, cura-se as doenças.
    Carragenina, veneno pra comida, é um descongelante pra aviao.Vc vai encontrar em todos os sorvetes, nos leites, como espessantes,
    Dextrina de milho, espessante usado em cola de envelopes, em explosivos, e colocam na comida, causa diabetes, disturbios gastrointestinais….
    Celulose e aloxano , sao folhas, pedaços de madeira, reciclaveis , usado nas massas pra ficar branquinha, destroi o pancreas, dá hipertensao, daibetes …
    Corantes 1 e 2 , nos refrigerantes, molho pra salada, bolos… dá problema de comportamento, causa danos nocromossomas, diminue a inteligencia.
    Corante vermelho 3 ( produtos derivados de petrólio ) e vermelho carmim ( feito da cochinilha e amonia, encontrado em potes de cereja, tortas de morango, coquetel de frutas, sorvetes,causa Ca,….Colocam a cereja no amonia, por dias, depois colocam açucar …..vc estará comendo bagaço e veneno.
    Amarelo 6, causa tumores em animais de laboratorio, está em todos os salgadinhos, queijos processados, limonadas..
    Corantes caramelos, também associado ao CA, está presente nos…
    Conservantes, salchichas, batata frita,…. Dá TPM, altera o humor, se vc perguntar a sua avozinha, a sra tinha TPM, ela diría, que é isso…,
    Conservante PARABEN, ele é um hormonio, estrogenio, e é utilizado em cosméticos, em conservantes de bolo,pasta de dentes, sorvetes, está relacionado ao Ca de mama…Use pra seu corpo manteiga de coco, shampoo o mais natural possivel…
    Conservantes e…de massas: L-Cisteinas, usado em paes , bolos,encontrado em salgados,em massas em geral, como conservantes, ..pode ser encontrado em chifres de vaca , cabelo humano,penas de galinhas,….
    Coloque no google pra saber sobre L- cisteina.
    Livro BARRIGA DE PAO, LEIAM
    CASTOREOM, saborizante natural, aprovado pela FDA, é a secreçao da bolsa anal de castores , tem cheiro e gosto de baunilha.Encontrado em sorvetes. Falam que é sabor natural, mas mesmo que vc pergunte, a empresa, que sabor natural é esse, eles nao sabem. essas fazendas estão no Canada, os animaizinhos vivem em jaulas, poe no gogle pra pesquisar.
    Aditivos,dimetil polisiloxano, oleo de cozinha, vinagre, goma de mascar, refrigerantes, xaropes, cocolates, fermentaçao de vinho. Usada em massa de vidraceiro, pra encchimento de silicone de mama,…
    Bromato de potassio, foi proibido no Brasil e nos EUA, mas dizem que vao parar quando acabar os estoques. Carcinogenico
    Azodicarbonamida, usado em comida,efeito semelhante ao brometo de potássio, fica aquela massa bem gostosinha… usada em espuma de plastico, causa asma, erupçoes cutaneas, rosáceas, alergias,Cada vez mais as farmacias estao vendendo anti alergicos.
    Paozinho delicioso,
    sulfato de amonia, causa irritaçao…
    ASPARTAME.fda, CONCLUIU APOS ANALISAR OS ESTUDOS, que os resultados nao eram suficientemente perigosos a saude
    Também cuidado com a stevia..ou compra ela em folha e usa em pó, dá um gostinho forte, mas é melhor que aspartame.
    Xarope de milho, adoçante feito a partir do milho genéticamente modificado,
    Açucar, usa carvao de osso de gado pra deixar o açucar bem branquinho..;
    Aditivos,oleo vegetal bromado,(BVO)… gatorede, todos os refrigerantes,
    DIÓXIDO DE TITANEO, usando em cremes de café, molhos de salada, filtro solar…
    Embutidos, nitratos e nitritos, pra conservaçao de carnes rocessadas e embutidos,,, ca, diabetes, alzhemer, parkison
    Conservante HIDROXIDO DE AONIO, USADA NAS CARNES QUE MANDAM PARA AS ESCOLAS, matam as bactérias da carne, altamente corrosivo pra pele, olhos, pulmao ,intestino. A exposicao constante ao produto pode causar dor abdominal, tosse, nausea, …
    MRSA, NAS CARNES
    SABORIZANTES, glutamato monossódicos, MSG, e se vc pede dá pra trazer a comida sem MSG, aí vem a comida sem gosto. Usado em todos os restaurantes. Encontrado em todos os salgadinhos .
    CIENTISTAS DO SABOR, foi criado essa industria, que onde quer que seja encontrado sabores eles usam pras comidas e cremes. Objetivo é pra criar um sabor tao bom que vc fique viciado e volte a comprar, Zero nutriçao nestas comidas, a verdade amarga. Um bilhao de adultos acima do peso,mais de 42 milhoes de criancas acima do peso.

    CURA, VOLTAR A ALIMENTAÇAO NATURAL.
    PEDIR A DEUS PRA QUE VC FAÇA UMA BOA ESCOLHA DA SUA ALIMENTAÇAO.
    DORMIR AS 22H
    BEBER 3 LITROS DE AGUA.20 minutos antes das comidas, 3 ….
    EXERCÍCIOS1HORA E MEIA DE EXERCÍCIO , MEIA DE ALONGAMENTO, pra doenças degenerativas.
    TOMAR SOL NAS COSTAS,SOL DE MEIO DIA, 5 MINUTOS.
    COMER FRUTAS, VERDURAS , LEGUMES, GRAOS INTEGRAIS, LEGUMINOSAS ,CASTANHAS
    USEM ARGILA, CARVAO VEGETAL, SUCOS VERDES