EnglishEspañolPortuguês

Quem é o meu Próximo?

27 de novembro de 2014
3 min. de leitura
A-
A+

próximo
Lucas 10 – 25. Levantando-se um doutor da lei, experimentou-o, dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? 26. Respondeu-lhe Jesus: Que é o que está escrito na Lei? como lês tu? 27. Respondeu ele: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de toda a tua força e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. 28. Replicou-lhe Jesus: Respondeste bem; faze isso, e viverás. 29. Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: E quem é o meu próximo? 30. Prosseguindo Jesus, disse: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de salteadores que, depois de o despirem e espancarem, se retiraram, deixando-o meio morto. 31. Por uma coincidência descia por aquele caminho um sacerdote; quando o viu, passou de largo. 32. Do mesmo modo também um levita, chegando ao lugar e vendo-o, passou de largo. 33. Um samaritano, porém, que ia de viagem, aproximou-se do homem e, vendo-o, teve compaixão dele. 34. Chegando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho e, pondo-o sobre o seu animal, levou- o para uma hospedaria e tratou-o. 35. No dia seguinte tirou dois denários, deu-os ao hospedeiro e disse: Trata-o e quanto gastares de mais, na volta eu te pagarei. 36. Qual destes três te parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? 37. Respondeu o doutor da lei: Aquele que usou de misericórdia para com ele. Disse-lhe Jesus: Vai-te, e faze tu o mesmo. 
Um idoso é colocado no asilo, triste e solitário passa seus últimos dias. Sente saudade de sua família, sente medo e desespero.
Seu filho não vem visita-lo, muitos menos sua filha, seus netos ou outros parentes. Sua família o abandonou.
Um voluntário que trabalha com Pet terapia, leva um cão para visitar o asilo. O cão lambe o rosto do idoso, este sente alegria em seu coração, felicidade do carinho recebido. Qual destes parece ter sido o próximo daquele idoso? Aquele que usou de misericórdia para com ele: o cão!
3
Um mendigo dorme na rua, perto dele passa uma senhora, e se afasta devido ao medo, um executivo desvia o caminho com asco, dois jovens passam e escarnecem do estado do pobre coitado. Pretendem chutar o mendigo por pura maldade. Nessa hora seu amigo canino, late para afasta seus agressores; leva o chute que seria direcionado a seu tutor, mas protege seu amigo.
Qual destes parece ter sido o próximo daquele mendigo? Aquele que usou de misericórdia para com ele: o cão! 
Um casal briga. O marido sai de casa; arrumou uma amante e largou a mulher e um filho de poucos meses, para viver uma paixão com outra mulher. A esposa chora e triste liga para uma amiga. Esta estimula a raiva da amiga e favorece a discórdia e a briga.
A moça procura a mãe. Esta estimula a culpa, dizendo que ela deve ser a culpada por não dar carinho ao marido. O pai não entende a situação e culpa a filha pela saída de seu marido de casa. Desesperada, ela senta no sofá. Sua gata vendo a tristeza e as lágrimas da tutora, senta em seu colo e começa a se esfregar e lhe dar carinho, sem cobranças ou julgamentos. A pobre moça abraça a gata e chora.
Qual destes parece ter sido o próximo daquela esposa abandonada? Aquele que usou de misericórdia para com ela: a gata! 
2
Quantos casos mais temos que citar para que se crie um entendimento do conceito de “PRÓXIMO” como Jesus procurou nos ensinar.
O “PRÓXIMO” é todo aquele que foi criado por Deus, e essa mesma origem de criação é que nos “APROXIMA”.
Amar a Deus é amar suas criações, seus filhos, independente da raça, cor, sexo, espécie ou reino a que pertencem.

Você viu?

Ir para o topo