novas imagens

Ursos polares enfrentam dificuldades para andar no gelo precário remanescente do Ártico

(da Redação)

Foto: Explore.org/ Youtube
Foto: Explore.org/ Youtube

Todos os anos, pelo menos nos últimos milhões de anos, os ursos polares fizeram a caminhada sobre o gelo do mar para chegar à sua principal fonte de presas – as focas que vêm à tona através de buracos no gelo para respirar.

Eles vagam em toda a plataforma continental e nos arquipélagos árticos inter-ilhas, às vezes através do gelo em sua parte mais sólida, outras vezes pelas camadas mais finas e aquosas. À medida que o tempo aquece e que o gelo derrete, muitos ursos polares recuam à terra para o verão, para aguardar a temporada de caça do próximo ano.

Embora este fenômeno ainda aconteça, nos últimos tempos a situação tornou-se extrema. Ao assistir a uma cena como esta, capturada em livecam do Explore.org, é difícil não se lembrar desse fato:

Fragilidade do gelo derretendo obriga urso a "testá-lo" ao caminhar. Foto: Explore.org/YouTube
Fragilidade do gelo derretendo obriga urso a “testá-lo” ao caminhar. Foto: Explore.org/YouTube

Um urso polar testa o gelo, ocasionalmente mergulhando na água. Este não é um fenômeno tão incomum, mas considerando-se as novas realidades do habitat do urso polar, o cenário é assombroso. As imagens deixam dúvidas, pois parece que os animais, desacostumados ainda à trágica situação, estão simplesmente afundando no gelo involuntariamente. As informações são do The Dodo.

O aumento das temperaturas devido às alterações climáticas vêm causando o derretimento do gelo do mar mais cedo na estação, levando os ursos para a praia antes de terem se alimentado suficientemente. Nos últimos anos, a falta de gelo no habitat do urso polar atingiu níveis recordes, e os cientistas prevêem que o Ártico possa sofrer um degelo sazonal até meados deste século.

Foto: Explore.org
Foto: Explore.org

Logo, é possível que, durante o verão, os ursos polares não terão qualquer gelo remanescente para “testar”. Semelhante a outras cenas icônicas desses animais em cenário de derretimento de gelo, essas imagens são apenas advertências do que poderá vir a acontecer.

Veja todo o vídeo abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui