indústria em decadência

Noruega realiza corte em subsídios destinados à matança de focas

(da Redação)

seal
Foto: Reprodução Internet

A situação pode estar melhorando para focas harpa da Noruega. Na proposta orçamentária do governo norueguês de 2015 foram cortados 12 milhões de coroas (cerca de US $ 1,8 milhão) em subsídios para a caça de focas. As informações são do site The Dodo.

É um forte golpe para o futuro do comércio da matança desses animais. Empresas de caça da Noruega são sustentadas com 80% de subsídio, de acordo com Amund Ringdal, o secretário estadual do Ministério da Pesca do país. Não está claro, segundo Ringdal, no entanto, se a falta de um subsídio seria a gota d’água para a caça às focas norueguesas.

FAÇA PARTE DO #DiaDeDoarAgora EM 5 DE MAIO

A demanda por focas na Noruega parece estar diminuindo. Björne Kvernmo, um capitão de barco de caça, disse a um jornal norueguês em 2010, que “talvez a caça às focas norueguesas já seja história.” Nos anos 70, ele observou, várias dezenas de barcos iam atrás dos mamíferos marinhos. Compare isso com a temporada de caça de 2014, quando a frota de caça da Noruega somou três barcos, alegando pouco menos de 12.000 focas, de acordo com relatórios locais.

O fim desses subsídios não é a única grande decisão em favor das focas este ano. Em maio, a Organização Mundial do Comércio anunciou que iria manter o embargo da União Europeia à carne de foca, pele e outros produtos em resposta a um apelo da Noruega e do Canadá.

“Pela primeira vez, a OMC enviou uma mensagem clara para os governos de todo o mundo que os valores morais sobre a proteção dos animais são levados a sério no comércio internacional”, disse Emily Rees, membro do World Animal Protection, em um comunicado após a decisão.

1 COMENTÁRIO

  1. Ao contrário da vizinha Dinamarca, a Noruega sempre se mostrou um grande país. Concordo, ainda existem matanças de alces para consumo e até baleias (e nem vou entrar na discussão a respeito do bacalhau), mas os noruegueses são civilizados o suficiente para caminhar, cada vez mais, rumo à consciência e à preservação animal. Que seja o começo do fim dessa barbárie.

  2. Financiamento e subsídio zero para esta barbárie, nenhuma foca deve ser morta porque esta espécie e qualquer outra não nasceu para perecer nas mãos de humanos; seja qual for o motivo, nada justifica assassinatos, chamem isso de caça, esporte, costume, tradição ou sadismo mesmo que é o termo apropriado para a truculência e a crueldade praticada por irracionais inferiores que não merecem ser superiores porque se recusam a ser racionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui