EnglishEspañolPortuguês

Tutor fala sobre Chica, a búfala encontrada na piscina de um sítio em Tietê

16 de outubro de 2014
2 min. de leitura
A-
A+

Após ser encontrada e resgatada na piscina do vizinho, a búfala que vive em uma propriedade no município de Tietê (SP) passa bem e recebe os carinhos do tutor, o empresário Sérgio Torrezan. Em entrevista ao G1 nesta quarta-feira (15), Sérgio contou que “Chica”, como ela é chamada, está bem tranquila depois da terça-feira “agitada”. “Chica é muito dócil”, diz Sérgio, que mantém a propriedade rural no Parque dos Lagos, zona rural de Tietê.

No sítio, Chica convive com um parceiro: o búfalo Chico. Torrezan conta que tem o casal há pouco mais de um ano. “Na época, cada um pesava aproximadamente oito arrobas (120 kg). Atualmente, a Chica pesa uns 250 kg. Apesar do tamanho, ambos são muito dóceis.”, afirma.

A docilidade dela já tinha sido percebida pelo sargento do Corpo de Bombeiros, Adriano Marques, responsável pela operação de resgate. Segundo ele, enquanto o animal estava na piscina, estava tranquila. “Deu até para fazer carinho”, comentou, em entrevista ao G1.

O empresário afirma que os búfalos não foram adquiridos para fins comerciais. “Eles vivem livremente na propriedade, que possui um tanque para o casal se refrescar. É um hábito comum dos búfalos”, diz o tutor. Na terça-feira (14), quando a búfala caiu na piscina de uma chácara vizinha, o tutor disse que ela deve ter conseguido passar pela cerca e foi para a água.

Um vídeo gravado durante o resgate do animal mostra que pelo menos nove pessoas participaram da ação para remover Chica da piscina (veja acima). Bombeiros e voluntários usaram cordas e uma rampa de madeira improvisada por onde a fêmea subiu. O tutor do animal afirma que ela não sofreu nenhum ferimento.

Entenda o caso
Na terça-feira (14), André Amaral, que vive em uma chácara no Parque dos Lagos, em Tietê, foi surpreendido ao encontrar um búfalo na piscina nas primeiras horas da manhã. O morador chamou o Corpo de Bombeiros.

O caso surpreendeu o sargento Marques. Ele afirmou que foi a primeira vez que participou desse tipo de socorro. “Em meus dez anos como bombeiro, nunca tinha resgatado um animal de grande porte nadando em uma piscina”, disse. Um dos bombeiros entrou na água, laçou o animal e o conduziu para uma rampa improvisada colocada na beira da piscina. Para retirar o bubalino da água, foram usadas cordas, além da rampa.

Para o veterinário Luís Felipe Roberto, especialista em bubalinos, o que pode ter ocorrido é que o animal foi em busca de água para se refrescar. Ele explica que durante o calor um dos comportamentos naturais dos búfalos é a busca por água. Eles normalmente procuram por rios e açudes. Ainda segundo o especialista, o animal tem maior facilidade para ficar estressado quando a temperatura aumenta ou diminui muito.

'Chica' foi resgatada e passa bem (Foto: Arquivo Pessoal / André Amaral)
‘Chica’ foi resgatada e passa bem (Foto: Arquivo Pessoal / André Amaral)

Fonte: G1

 

Você viu?

Ir para o topo