EnglishEspañolPortuguês

Estudantes observam animais do Pantanal a bordo de chalana

16 de outubro de 2014
2 min. de leitura
A-
A+
Com binóculos, estudantes observam animais às margens do Rio Paraguai (Foto: Willian Dalazem/ Centro América FM)
Com binóculos, estudantes observam animais às margens do Rio Paraguai (Foto: Willian Dalazem/ Centro América FM)

Estudantes do ensino fundamental de escolas públicas de Cáceres, a 220 km de Cuiabá, navegam pelo Rio Paraguai para conhecer de perto os animais do Pantanal mato-grossense. Essa é uma das ações do projeto de educação ambiental ‘Bichos do Pantanal’, realizada pelo Instituto Sustentar. A intenção é atrair as crianças para a preservação ambiental por meio da observação da natureza.

Nelci Eliete Longhi, coordenadora do projeto, explicou que a atividade desenvolvida possibilita uma nova forma de aprender sobre o rio e animais. “O Pantanal não está distante, está aqui. Essa criança faz parte desse Pantanal. Ao conhecer o Pantanal, a criança vai poder respeitar e amar de uma forma diferenciada, porque conhece, sabe identificar, sabe onde está, sabe hoje que o rio é internacional, que passa pelo Paraguai e desce até a Argentina”, disse.

Para ela, o passeio reforça a importância de valorizar o Rio Paraguai. “Cuidar desse rio é preservar as vidas que existem nele. Preservar a vida pantaneira é nessa vida pantaneira estão os animais, está o homem na sua vivência com o rio. É uma maneira de aprendizagem diferenciada”, enfatizou.

Nada passa despercebido pelos olhos dos alunos. A estudante Thalisia Amabilis de Souza, de 11 anos, disse que aprendeu muito com o passeio. “Ensina sobre os bichos do Pantanal, as plantas, as árvores, as araras”, disse a menina que cursa o 5º ano do ensino fundamental.

Vanderson Ramos da Silva, de 13 anos, disse que nunca irá esquecer a aula. Além das belas paisagens, ele descobriu que o lixo causa grande prejuízo à natureza. “Aprendi que não se pode jogar lixo no meio ambiente e respeitar o espaço dos animais”, afirmou.

Evelyn Damasceno, instrutora do projeto há oito meses, contou que a conscientização tem resultado prolongado, já que as crianças podem transmitir o que aprendem. “Esses estudantes podem servir de exemplo para as próximas gerações”. Ela ensina as crianças sobre o meio ambiente e os animais do Pantanal durante as aulas de observação.

Fonte: G1

 

Você viu?

Ir para o topo