EnglishEspañolPortuguês

Mais uma onça é capturada em sítio em Jarinu (SP)

15 de outubro de 2014
2 min. de leitura
A-
A+
Onça fêmea adulta foi capturada na manhã desta terça-feira (Foto: Divulgação/ONG Mata Ciliar)
Onça fêmea adulta foi capturada na manhã desta terça-feira (Foto: Divulgação/ONG Mata Ciliar)

Mais uma onça parda foi capturada em um sítio de Jarinu (SP) na manhã desta terça-feira (14). Os donos da propriedade, que fica localizada no bairro Fazenda Primavera, na área rural do município, fizeram uma armadilha e capturaram o animal ainda dentro do galinheiro.

Na sexta-feira (10), os proprietários haviam capturado um filhote macho de onça. Eles montaram uma armadilha caseira no sítio depois que mais de 40 galinhas foram atacadas e devoradas pelos felinos. Os donos da propriedade informaram que não imaginavam que se tratavam de onças.

Filhote macho foi capturado na última sexta-feira (Foto: Divulgação/ONG Mata Ciliar)
Filhote macho foi capturado na última sexta-feira
(Foto: Divulgação/ONG Mata Ciliar)

A ONG Mata Ciliar, de Jundiaí (SP), que recebeu o filhote capturado na sexta-feira, novamente foi acionada para fazer o resgate do animal adulto. De acordo com a coordenadora de fauna e médica veterinária da ONG, Cristina Harumi Adani, existe a possibilidade de que sejam mãe e filho, mas frisou que um estudo será feito para comprovar o grau de parentesco.

“Nós anestesiamos o animal e trouxemos para a associação. Ela está em ótimas condições, mas, mesmo assim, passará por uma bateria de exames. O filhote também está em tratamento com a gente por causa de um ferimento no olho, que pode ter ocorrido por conta de espinhos de ouriço, já que ele estava com vários na região da boca quando foi capturado”, explica Cristina.

Após o tratamento do filhote na ONG, os animais devem ser soltos, juntos, à natureza. “Essa espécie é de hábito solitário, mas só a mãe que cuida e ensina o filhote a caçar. Ele ainda não está na idade de viver sozinho, por isso, a ideia é soltar eles juntos, já que estavam no mesmo lugar quando foram capturados. Mas ainda não temos um prazo, porque depende da recuperação do animal e, por se tratar de uma onça, não é fácil o tratamento.”

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo