EnglishEspañolPortuguês

Capivara é encontrada em rio poluído de Santo André (SP)

3 de outubro de 2014
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A presença de um animal inusitado surpreendeu os moradores da Vila Metalúrgica, em Santo André, na tarde de ontem. Na altura do número 2.150 da Avenida dos Estados, uma capivara apareceu no Rio Tamanduateí, atraindo muitos curiosos.

Conforme a moradora da região Dalila Maria Alves, 61 anos, a capivara teria aparecido ali pela manhã. “Primeiro só vi a cabecinha dela bem em frente à minha casa. Aí ela nadou até chegar nessa altura.”

A dona de casa disse ter chamado os bombeiros, que não retiraram o animal. “Eles disseram que ela vivia naturalmente neste lugar, no rio, então não precisavam removê-la.”

Já o segurança de um estabelecimento de autopeças Luiz Carlos Marcondes, 53, disse que a capivara apareceu ontem porque a Prefeitura podou o local. “Quando o pessoal vinha cortando o matagal, ela vinha correndo. Uma pena que ela fica aqui nessa sujeira, já que o rio começa limpinho, mas essa parte do Grande ABC e de São Paulo é bem poluída.”

O motoboy Bernabe Trujilho, 31, disse que foi a primeira capivara que ele viu na cidade. “Vi muitas no Paraná, mas aqui é a primeira vez. Desde cedo que ela está no rio e todo mundo está tirando foto. Ela gostou de posar”, afirmou.

“Ela virou a atração do dia. Também é a primeira que vejo ao vivo, antes só mesmo na televisão”, garantiu o comerciante Alexandre Cuchanovicz, 39.

Enquanto a equipe do Diário estava no local, um carro do Corpo de Bombeiros chegou a parar, mas não removeu o animal. Os bombeiros disseram que esse é o habitat dela. E eles estão certos, conforme o professor de Biologia da Fundação Santo André José Luis Laporta.

O especialista afirmou que a capivara acaba se adaptando ao rio poluído. “Aquele é realmente o espaço dela, mesmo que esteja sujo. Não é a condição ideal para o animal, mas ele vai se adaptando ao ambiente, já que é parente dos ratos.”

De acordo com o professor, a capivara não tem lugar fixo. “Ela está sempre transitando à procura de um local com condições melhores. Tende a se esconder se observar uma aglomeração de pessoas, mas não vai atacar ninguém. Ela se alimenta de frutas, sementes e vegetais.”

Fonte: Diário do Grande ABC

Você viu?

Ir para o topo