Tamanduá é encontrado em Paulista (PE)


Moradores do bairro do Tururu, em Paulista, Região Metropolitana do Recife, resgataram um tamanduá na manhã de quarta-feira (10). O animal, achado em um campo de futebol, foi colocado em uma gaiola e acionaram o Corpo de Bombeiros e o Ibama.

Em muitos casos, os biólogos acreditam que os bichos deixam as matas em busca de alimentos nas áreas urbanas. Caçar, comercializar ou manter tamanduás em cativeiro é crime.

No Brasil, há quatro espécies de tamanduás. Em Pernambuco, os mais comuns são tamanduá-mirim e tamanduá-seda. O tamanduá-mirim vive na proximidade da água, especialmente sobre árvores. Com atividade durante o dia e a noite, ele pode viver também na caatinga.

Acredita-se que os tamanduás-bandeira (“Myrmecophaga tridactyla”) estejam extintos em Belize, El Salvador, Guatemala e Uruguai. Existem 5.000 na natureza e podem ser encontrados em algumas regiões da América Central e do Sul.

No total, sua população caiu cerca de 30% na última década devido à perda de habitat, a atropelamentos, caça, incêndios florestais e à queima de plantações de cana-de-açúcar, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

Os tamanduás-bandeira comem principalmente insetos, mas também apreciam laranjas e abacates. São animais que podem se assustar subitamente. Aviões passando, serras elétricas e sopradores de folhas podem assustá-los. A forma como se defendem é ficando de pé nas patas traseiras e agitando as dianteira. Eles têm antebraços fortes e as garras longas.

Fonte: Diário de Pernambuco


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

BOA AÇÃO

CHINA

HEROÍNA

FINAL FELIZ

PAUTA EMERGENCIAL

SOLIDARIEDADE

GESTO DE AMOR


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>