Nutrição vegetariana - Mariana scarpelli

Por que o leite animal é desnecessário?

Provavelmente, a maior dificuldade em se tornar vegetariano estrito ou vegano está na retirada do leite e dos laticínios do cardápio diário. Esse líquido branco, que se assim não fosse...

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06/08/2014 às 15:40
Por Redação

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Provavelmente, a maior dificuldade em se tornar vegetariano estrito ou vegano está na retirada do leite e dos laticínios do cardápio diário. Esse líquido branco, que se assim não fosse não inspiraria tanta admiração aos consumidores, é completamente desnecessário à alimentação humana.

É importante ressaltar que falo aqui do leite bovino ou de outra espécie que não seja a humana. O leite materno é de extrema importância para a alimentação do bebê, até que o seu organismo esteja apto a receber outros alimentos. Deve ser exclusivo até os 6 meses e complementar até os dois anos de idade.

Uma preocupação que se tem ao retirar o leite animal da dieta é a falta do cálcio na constituição óssea. Estudos realizados por pesquisadores da Universidade de Harvard e do Whitaker Wellness Intitute, da Austrália, demonstram que “não há garantia de melhor qualidade óssea com o consumo de leite e laticínios” (Felipe, Sônia T.  Malefícios do leite bovino para a saúde humana – Parte 1. 2013). O mais importante é assegurar que o cálcio se fixe aos ossos em vez de aumentar sua dose diária.

A retirada de produtos da dieta, mais especificamente de proteínas de origem animal, auxilia na retenção do cálcio, ainda mais se aliada à prática regular de uma atividade física, e da manutenção dos níveis de vitamina D adequados ao corpo.

A acidez provocada pelo consumo de proteína animal presente no leite acidifica o sangue, fazendo com que o organismo busque no cálcio dos ossos o produto necessário para a alcalinização do sangue. Conclusão: perda de cálcio dos ossos e uma consequente osteoporose.

Além disso, o consumo de leite animal está associado ao desenvolvimento de cânceres de mama, próstata e cólon, e também diabetes e obesidade (Symposium on Milk, Harvard, Nov 2006; Felipe, Sônia T. Galactolatria: mau deleite, 2012; Institute of Physiology and Biochemistry of Nutrition, Germany e European Journal of Clinical Nutrition, 2005).

Como então conseguir cálcio que não seja do leite animal? Simples! Através dos vegetais! Sobretudo os verdes escuros, ricos em cálcio, ácido fólico, vitamina K, ferro e vitamina A, e também as castanhas e sementes.

tabela

As castanhas e sementes também são ricas em selênio, fósforo e gorduras poliinsaturadas, como o ômega 3.

Criar o hábito de consumir diariamente verduras verdes escuras em sucos verdes e tomar leites vegetais, nos permite um mergulho em um mundo infinito de novos sabores. Nosso corpo ganha em saúde e vitalidade, o planeta é poupado, e o sofrimento dos animais evitado.

 

mari

 

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