EnglishEspañolPortuguês

Novo jogo de vídeo game simula criação e morte de animais para consumo humano

18 de agosto de 2014
3 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Foto: One Green Planet
Foto: One Green Planet

Não é comum alguém sonhar em ter a sua própria fazenda onde poderá engordar animais obrigados a viver em condições cruéis e desumanas, somente para matá-los e vender a sua carne. Mas o novo jogo de vídeo game chamado “Fat Chicken” (“Frango Gordo”) simula exatamente isso. As informações são da One Green Planet.

Deixar as pessoas chocadas e horrorizadas é o tom do jogo. Ao projetá-lo no sentido de representar uma crítica mordaz dos abusos cometidos nas fazendas, os designers tiveram a intenção de fazer toda a premissa tão hedionda quanto possível. Com tanto material para trabalhar, a dificuldade para o time de designers não foi escolher o que incluir, mas como tonalizar as atrocidades de modo a trazer a sensação da realidade à luz do jogo.

Fazendas que exploram animais para consumo humano são conhecidas como locais em que os animais são mantidos em condições precárias, frequentemente sem espaço sequer para se sentar ou virar para o lado. Eles são doentes, cheios de produtos químicos, dolorosamente alterados para que não ataquem uns aos outros devido ao seu medo e loucura e, em seguida, obrigados a trotar em massa para o matadouro. A reportagem da One Green Planet questiona por que alguém pensaria em reproduzir tais absurdos em um jogo.

Os designers descreveram o que há por trás de sua invenção: “O time da Relevant Games apaixonou-se pelo projeto ‘Fat Chicken’, que é inspirado no trabalho de Will Potter (autor de “Green is the new Red”, ativista e jornalista), sobretudo em seus esforços para expor os horrores da criação de animais para consumo humano e o desafio às leis ‘Ag-Gag’. Nosso diretor de criação, Randy Greenback, coletou dados, trazendo elementos e questões do mundo real, e então teceu-os em um universo satírico animado, cheio de interessantes desafios em forma de vídeo game”.

Que tipo de coisas alguém pode fazer nesse jogo? Como diz o site do mesmo, “Dê uma olhada no interior do mundo insidioso de uma fazenda, onde nada é tão encantado quanto parece!”.

Foto: OGP
Foto: OGP

O objetivo no jogo é criar vacas, porcos e galinhas em um esforço para derrubar a líder “Fat Chicken Meat Co”, que está no topo do ranking.

Os personagens animais de “Fat Chicken” têm grãos de milho atirados em sua direção para engordá-los rapidamente. Também há a opção de dar aos animais antibióticos e hormônios de crescimento para fazer com que eles atinjam “proporções épicas”. E tudo isso vai contando pontos.

Então os animais tornam-se “convenientemente” produtos de carne após passar por uma explosão.

Em uma tentativa de fazer com que a fazenda se pareça com uma dessas reais, nas quais o que acontece dentro delas deve permanecer oculto, você pode derrubar drones e “aliens” que tentam ignorar as leis “Ag-Gag”, chamadas de leis da mordaça, que tem como objetivo transformar ativistas pelos animais em terroristas.

Veja o trailer.

Você viu?

Ir para o topo