Livro sobre a relação entre cachorros e humanos será lançado em Lavras (MG)


Livro resgata histórias que envolvem animais e o trabalho de sociedade protetora (Foto: Reprodução 'Viver o Amor aos Cães')
Livro resgata histórias que envolvem animais e o
trabalho de sociedade protetora
(Foto: Reprodução ‘Viver o Amor aos Cães’)

O trabalho de uma fotógrafa junto à Sociedade Lavrense de Proteção aos Animais é tema de um livro que será lançado na noite desta quinta-feira (28) na Casa da Cultura, no Centro de Lavras (MG). “Viver o amor aos cães” reúne registros em textos e imagens feitos por Ana Regina Nogueira no Parque São Francisco de Assis, sede do projeto de acolhimento de animais realizado pela associação. A autora abriu mão dos direitos autorais em benefício do projeto e 40% da renda gerada pelo livro também irá para a associação.

“É um trabalho que mostra a relação amorosa entre humanos e animais. Casos de transformação e de cura”, conta Ana Regina.”Há entrevistas, dicas de adoção, quatro receitinhas vegetarianas, porque nós da associação somos todos vegetarianos, e algumas histórias”, diz.

Natural de Belo Horizonte (MG), Ana Regina tem 50 anos de carreira como fotógrafa. Reconhecida internacionalmente, participou de exposições em importantes galerias do Brasil, dos Estados Unidos e da Europa. Há alguns anos ela voltou sua atenção para os animais abandonados.

A autora de ‘Viver o Amor aos Cães’ é uma das voluntárias do Parque São Francisco de Assis, localizado no Km 341 da BR-265. Até 2010, no local funcionava um matadouro. Em parceria com a prefeitura, a Sociedade Lavrense de Proteção aos Animais conseguiu que a concessão da área e o antigo canil, que estava em um terreno particular, foi tansferido para lá.

No parque, há enfermarias e ambientes para cada tipo de necessidade dos animais, como banho e tosa, cozinha dos animais e sala de cirurgia. É um pouco dessa rotina que Ana Regina retrata nesse lançamento.

Amarelinha, Delegado e tantos outros

Pelo centro de Lavras, uma cachorra chama a atenção por um curioso hábito. Esperta no trânsito, ela só atravessa a rua na faixa de pedestre. Devido à cor da pelagem, ganhou o apelido de ‘Amarelinha’ e um capítulo inteirinho só para ela no livro. ‘Delegado’ outra figurinha que impõe respeito aos outros cães também faz parte da coletânea de personagens, que não se restringe aos cães.

Nas ruas de Lavras,  'Amarelinha' é a cachorra que só atravessa na faixa de pedestres (Foto: Reprodução 'Viver o Amor aos Cães')
Nas ruas de Lavras, ‘Amarelinha’ é a cachorra que só atravessa na faixa de pedestres (Foto: Reprodução ‘Viver o Amor aos Cães’)

“O livro mostra, antes de tudo, o profundo amor entre os seres humanos e a natureza”, observa Ana Regina. E esse amor é apresentado por meio dos relatos sobre os voluntários, que transformaram o Parque São Francisco em um lar para os animais, no preparo cuidadoso da comida, tanto para os funcionários quanto para os cães, na realização de feiras de adoção, na composição de músicas. “Antes de se enterrar um animal, costumamos cantar uma música, criada por uma das voluntárias. É uma demonstração de respeito por eles e isso está no livro”, relata a autora.

Lançamento

As histórias de ‘Viver o Amor aos Cães’ estão registradas em 42 histórias e cerca de 200 fotos. A partir das 19h desta quinta-feira, a Casa da Cultura realizará uma noite de autógrafos, com leitura de textos do livro e apresentação do coral Meninas Cantoras de Lavras.

A relação entre humanos e animais é o tema principal do lançamento em Lavras, MG (Foto: Reprodução 'Viver o Amor aos Cães')
A relação entre humanos e animais é o tema principal do lançamento em Lavras, MG (Foto: Reprodução ‘Viver o Amor aos Cães’)

Serviço
Viver o Amor aos Cães
Editora Idir
224 páginas
R$35

Fonte: G1


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

MAUS-TRATOS

RECONHECIMENTO

PRESERVAÇÃO

VAQUINHA ON-LINE

FINAL FELIZ

LEALDADE

COMPROMISSO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>