Prefeito autoriza contratação de empresa para construção do Centro de Bem Estar Animal


A implantação do Centro de Bem Estar Animal faz parte de uma série de ações da Prefeitura de Mogi das Cruzes voltadas para a guarda responsável e o o bem estar animal
A implantação do Centro de Bem Estar Animal faz parte de uma série de ações da Prefeitura de Mogi das Cruzes voltadas para a guarda responsável e o o bem estar animal

Nesta quarta-feira (27/08), às 9 horas, o prefeito Marco Bertaiolli fez uma visita ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em Cezar de Souza, onde irá autorizar o início do processo de contratação da empresa que será responsável pela construção do Centro de Bem Estar Animal. O novo equipamento será construído junto ao CCZ para dar suporte de atendimento aos animais domésticos abandonados e vítimas de maus-tratos.

O Centro de Bem Estar Animal terá cerca de 300 metros quadrados de área construída, distribuídos em diversos espaços como recepção, sala de consulta, sala de cirurgia, sala de exames diagnósticos, raio-x móvel, canil e gatil com solário, almoxarifado, sala administrativa, entre outros. “Vamos apresentar os detalhes do projeto nesta semana, mas será um espaço com todos os recursos existentes numa clínica veterinária, onde será possível oferecermos atendimento aos animais abandonados e também ampliarmos o trabalho de adoção de cães e gatos”, explica o prefeito. O investimento na construção está estimado em R$ 500 mil e os detalhes do projeto serão apresentados durante a visita.

A implantação do Centro de Bem Estar Animal faz parte de uma série de ações da Prefeitura de Mogi das Cruzes. Em 2011, quando foi implantada a Câmara Técnica de Proteção e Bem Estar Animal, Mogi das Cruzes iniciou a elaboração de novas políticas públicas voltadas para a guarda responsável e o bem estar dos animais domésticos. Entre os avanços está o aumento do número de castrações e a ampliação do trabalho de divulgação sobre a importância da posseguarda responsável, realizados dentro do CCZ e também de forma itinerante, por meio da Unidade Móvel de Educação e Esterilização.

Para realizar a castração de um cão ou gato, o tutor deve ir até o Centro de Controle de Zoonoses para efetuar o registro do animal. Em seguida, deve participar de uma atividade educativa para que seja marcada a cirurgia de castração. A castração é indicada para todos os cães e gatos a partir de três meses de idade e pode ser feita em machos e fêmeas. Além de evitar crias indesejadas e incômodos causados no período do cio, a castração garante outras vantagens aos animais como a redução da incidência do câncer de mama e infecções no útero das fêmeas e a redução dos tumores de testículo e próstata nos machos. O procedimento só não é indicado para animais idosos, com sobrepeso ou moléstias infecciosas e parasitárias.

Mais informações pelo telefone 4792-8585.

Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

COMPANHIA

VIOLÊNCIA INJUSTIFICADA

ASSASSINATO BRUTAL

EXEMPLO

AGROPECUÁRIA

POVOS ORIGINÁRIOS

FINAL FELIZ

DOR E SOFRIMENTO

DESUMANIDADE


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>