Filhote de baleia com uma tonelada corre risco de morrer em Búzios (RJ)


Filhote de Jubarte pode morrer por falta de leite materno (Foto: Bebeto Karolla/ Folha de Búzios)
Filhote de Jubarte pode morrer por falta de leite materno (Foto: Bebeto Karolla/ Folha de Búzios)

Um filhote de baleia da espécie Jubarte, com menos de um mês de vida, corre risco de morrer por falta do leite materno, em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos . O animal que pesa uma tonelada e tem quatro metros de comprimento, foi encontrado na manhã desta quinta-feira (21) entre as praias de Manguinhos e Rasa, pela equipe do Centro de Tratamento de Animais (CTA). Uma embarcação fez o primeiro monitoramento do filhote que apresentou um problema de saúde que ainda não foi identificado. De acordo com Bruno Berger, gerente de monitoramento de praias do CTA, o estado do filhote é considerado crítico, já que ele não pode se alimentar.

”Esse filhote tem menos de um mês de vida e nessa fase eles só se alimentam do leite materno. O animal deve ter se perdido da mãe e por isso veio parar aqui em Búzios. Apesar de estar sem alimentação ele nada normalmente”, disse.

Ainda segundo Bruno Brenger, o filhote já chegou a um quilômetro da faixa de areia e o esperado é que ele se aproxime ainda mais. No fim da tarde desta quinta-feira (21), o monitoramento por barco foi suspenso, após determinação do Ibama, que exigiu que nenhuma embarcação se aproxime do animal. Caso a ordem seja descumprida, o proprietário do barco pode ser autuado. A equipe do CTA vai continuar monitorando o animal em terra.

Outro filhote morreu no Norte Fluminense

No último sábado (16), um outro filhote da mesma espécie morreu após encahar na praia de Guaxindiba, em São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense. O animal foi encontrado ainda vivo na areia da praia, por pescadores e moradores da região. A equipe do CTA da cidade recolheu material genético do filhote para uma análise, com o objetivo de descobrir as causas da morte. O resultado deve sair em 30 dias. Este foi o segundo caso no mês em que uma baleia da espécie Jubarte morre em São Francisco de Itabapoana. No domingo, 3 de agosto, uma baleia apareceu na praia de Buena já em estado de decomposição.

Fonte: G1


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

SUSTENTABILIDADE

NEGLIGÊNCIA

SOFRIMENTO

PORTO ALEGRE (RS)

INSENSIBILIDADE

GOIÂNIA (GO)

MÉXICO

ACIDENTE

AMOR


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>