EnglishEspañolPortuguês

Navegantes (SC) inaugura departamento para castrar e chipar animais

13 de agosto de 2014
3 min. de leitura
A-
A+

Após a castração e chipagem, cães e gatos de rua passarão o pós-operatório no departamento Foto: Marcos Porto / Agencia RBS
Após a castração e chipagem, cães e gatos de rua passarão o pós-operatório no departamento
Foto: Marcos Porto / Agencia RBS

Reduzir a população de animais abandonados tem sido um desafio constante para as cidades do Litoral Norte catarinense. Atenta à esse problema, Navegantes inaugura nesta quinta-feira o Departamento de Assistência e Bem-Estar Animal. No local, cães e gatos serão castrados, esterilizados e chipados. A iniciativa garante um controle maior dos animais e ajuda a combater o abandono. O município é o segundo da região a implantar um programa de microchipagem.
O projeto irá atender inicialmente os animais abandonados, aqueles que estão na ONG Mil Patinhas e a população de baixa renda. De acordo com o secretário de Saúde, Samuel Paganelli, o departamento vai selecionar um bairro por vez, fazer o cadastro do animal e depois esterilizá-lo. O pós-operatório ficará por conta de cada tutor ou guardião.
“Sabemos que castrar aleatoriamente não funciona. Por isso, além das castrações, cirurgias de esterilização e chipagem, vamos fazer ações de conscientização nas escolas, falando sobre a guarda responsável e o abandono”, explica.
O secretário afirma que a chipagem também ajuda a ter um controle maior sobre os cães e gatos abandonados. Segundo ele, dessa forma é possível saber quando a castração foi feita e quem é o responsável pelo animal.
“Com o chip teremos um banco de dados com todas as informações. Assim podemos identificar quem abandonou o animal e se ele foi castrado ou não. O maior problema hoje em dia são os cães que têm tutores, mas ficam soltos e acabam não voltando para casa”, afirma.
Estrutura
Ao contrário de Camboriú, que foi pioneira no programa de chipagem de animais, Navegantes poderá castrar cães e gatos que ficam nas ruas, já que o novo departamento possui estrutura para receber os animais. A expectativa da Secretaria de Saúde é fazer de 4 a 5 cirurgias por dia.
“O departamento conta com duas médicas veterinárias, sala de cirurgia, ambulatório, almoxarifado, sala para consultas, gaiolas para o pós-operatório e, inclusive, anestesia inalatória. Não é porque são animais abandonados ou de pessoas mais humildes que eles terão um tratamento ruim”,  argumenta Paganelli.
O investimento para montagem da estrutura do departamento foi de cerca de R$ 40 mil, conforme o secretário de Saúde. O espaço não vai ter atendimento ao público, apenas receberá os animais para castração e chipagem. Depois eles serão devolvidos às ruas ou para os responsáveis.
“Sabemos que é um trabalho que vai surtir efeito em longo prazo, mas é fundamental para que haja esse controle. Uma cidade que maltrata seus animais não é bem vista”, avalia o secretário.
O Departamento de Assistência e Bem-Estar Animal fica na Avenida prefeito José Juvenal Mafra, no Centro de Navegantes.
Camboriú foi pioneira na chipagem de animais na região
A prefeitura de Camboriú foi pioneira na região ao lançar um programa de chipagem de animais para evitar o abandono. Pelo menos 30 cães são atendidos por mês e, além de receberem o chip, que contém dados do tutor, também passam por castração.
A ideia tem funcionado bem, exceto por um problema: os cães abandonados, já abandonados e principais vítimas dos atropelamentos, por exemplo, não conseguem ser atendidos pelo programa. A secretária de Meio Ambiente da cidade, Carla Krug, diz que como não há ambulatório veterinário em Camboriú a solução é contar com a boa vontade de algum morador que se disponha a cuidar do animal no pós-operatório. Se não houver quem cuide, não é feita a castração.
A secretária admite que há milhares de cães nas ruas de Camboriú e que o problema é sério. Como não consegue castrá-los, está apostando na conscientização. Agentes têm feito palestras em escolas para falar sobre posse responsável e adoção. A ideia é, no futuro, criar um ambulatório para os animais.
Fonte: Diário Catarinense

Você viu?

Ir para o topo