EnglishEspañolPortuguês

Cavalos sofrem maus-tratos nas ruas da Ilha do Governador (RJ)

11 de agosto de 2014
2 min. de leitura
A-
A+

Adolescente cavalga rapidamente e chama a atenção pela avenida Ilha das Enxadas, nos Bancários
Adolescente cavalga rapidamente e chama a atenção pela avenida Ilha das Enxadas, nos Bancários

As denúncias de maus-tratos a cavalos na Ilha aumentaram nos últimos meses. Os moradores reclamam que está se tornado comum ver adolescentes cavalgando em animais quase sempre abatidos, que apanham e aparentam saúde frágil. Eles costumam se concentrar pelas ruas dos Bancários, na Estrada do Dendê, Praia da Rosa, Avenida Paranapuã, Corredor Esportivo e Aterro do Cocotá.
Há duas semanas, um cavalo estava agonizando no Aterro do Cocotá. Sem conseguir se levantar, o animal chamou a atenção dos que passavam próximo a estação das barcas e muitos ficaram indignados.
“Moro próximo ao Aterro e o animal foi largado doente. O cavalo estava em péssimo estado, nem conseguia se mexer. As pessoas, assim como eu, ficaram revoltadas. Horas depois, apareceram agentes da prefeitura para recolhê-lo. Já fui agredida verbalmente por um desses garotos depois que o vi batendo em um cavalo e reclamei. Fiquei com medo, mas essa situação não pode continuar assim “, desabafa Maria Inês Santos.
Feridos, os cavalos levam chicotadas para andar mais rápido nas ruas de asfalto e há relatos de que os garotos costumam dar banho de mar nos cavalos na Praia da Rosa.
“Sempre os vejo os animais sob a guarda desses meninos de comunidade e algumas vezes os vi dando banho nos cavalos na Praia da Rosa. Deve piorar a situação dos machucados o banho com a água salgada”, disse um insulano, que preferiu não se identificar.
Outro problema está relacionado ao trânsito. Quando os animais ficam soltos, basta se assustarem para invadir a rua. O risco de acidentes é grande.
“Na Avenida do Magistério, próximo ao Corredor Esportivo e ao Parque Royal, é preciso ter atenção. Quase sempre tem cavalos na pista. A situação está saindo do controle. Lugar de cavalo não é nas ruas, sofrendo e causando acidentes”, comenta Marcos Madeira, que mora no Moneró.
A Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais (Sepda) disse ao Ilha Notícias que tem conhecimento sobre o aumento de casos de maus-tratos a cavalos na Ilha, contudo ressalta que a maior parte das denúncias são em áreas de difícil acesso. Para a Sepda, muitos dos cavalos podem estar sendo usados pelo tráfico.
Há dois meses, os agentes contaram que fizeram o resgaste de dois cavalos nas ruas da Ilha e que a equipe chegou a ser apedrejada. Programando uma próxima operação, a Sepda disse que contará com o apoio da subprefeitura e de um efetivo policial para resgatar os animais com segurança.
Fonte: Ilha Notícias

Você viu?

Ir para o topo