EnglishEspañolPortuguês

Campanha de vacinação contra raiva é adiada e gera preocupação na região de Mococa (SP)

11 de agosto de 2014
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Oscar Herculano Jr/ EPTV
Foto: Oscar Herculano Jr/ EPTV

O atraso na campanha de vacinação de cães e gatos contra raiva preocupa os tutores de animais da região. De acordo com a Secretária Estadual da Saúde, houve um atraso na distribuição do medicamento e os municípios devem realizar as ações entre outubro e dezembro. Em Mococa não era registrado casos de raiva em cães e gatos desde 1989. Mas, neste ano, seis bois e um cavalo já morreram em consequência da doença.

No ano passado, a raiva matou 24 animais na região. A coordenadora da Vigilância em Saúde de Mococa, Joanna Barreto Jones, informou que vai seguir o calendário proposto pelo estado. Segundo ela, a campanha do ano passado terminou tarde e existem animais recém-vacinados.

Ela afirmou que o atraso na vacinação pode ser prejudicial. “É preocupante, porque a nossa campanha não é rápida. A gente tem uma vasta zona rural e temos que ir atrás de todos os cães e gatos do município”, explicou Joanna.

Uma associação da cidade abriga quase 100 animais abandonados e todos foram imunizados com a ajuda de voluntários. Porém, o presidente a entidade, Aloisio Delduca, está preocupado com a mudança no calendário da campanha.”Agosto é mês de vacinação, então os animais precisam ser imunizados com urgência”, disse.

O desempregado Matheus Teixeira contou que tem três gatos e dois cachorros e que todos são sempre vacinados. “Fico preocupado, eles precisam da vacina por que até a gente pode ser contaminado”, reclamou.

Imunização

A imunização tem validade de um ano, entretanto, a veterinária Inessa Carneiro Diniz Pessanha alertou que o adiamento é perigosa porque os animais vão ficar desprotegidos. Por isso, os tutores precisam redobrar a atenção. “Não deixar os animais saírem para a rua, gato geralmente fica andando em telhado, então evitar ao máximo porque todo cuidado é pouco”, orientou.

A raiva, transmitida pela saliva ou ferida de animais contaminados, também pode afetar o homem. “Qualquer manipulação animal que seja suspeita, ele tem que ficar em quarentena porque se colocar a mão em uma ferida aberta tem o risco de contaminação. Por isso, tem que ter muito cuidado, a raiva mata e não tem cura”, alertou Inessa.

Região

O atraso na entrega de vacina afeta apenas a campanha gratuita feita pelos municípios. Nas clínicas veterinárias não há falta de vacina contra a raiva, mas elas são pagas.

Em Mococa, Araraquara, São Carlos e São João da Boa Vista, a campanha ainda não tem data marcada.

Já em Araras a vacinação em cães e gatos será no dia 25 de outubro, na área urbana. E na área rural, vai ser no sábado seguinte, do dia primeiro de novembro.

Rio Claro, que já registrou 12 mortes de raiva este ano, decidiu antecipar a campanha, que começou em junho.

Fonte: G1
 

Você viu?

Ir para o topo