EnglishEspañolPortuguês

Programa identifica espécies de pássaros a partir do som que eles emitem

10 de agosto de 2014
1 min. de leitura
A-
A+

pássaros

A observação de pássaros é um hobby antigo que envolve paciência, dedicação e, principalmente, um bom ouvido para distinguir o canto de cada espécie. Essa habilidade costuma ser uma das maiores dificuldades encontradas pelos novatos, mas um novo equipamento desenvolvido por pesquisadores ingleses promete facilitar a vida de quem está se iniciando na arte de admirar os bichos emplumados. O método computadorizado consegue identificar sons individuais e em conjunto de aves, com bastante precisão. A novidade promete também ajudar pesquisadores dedicados a estudar a evolução desses simpáticos seres.

Dan Stowell, professor da Escola de Engenharia Eletrônica e Ciência da Computação da Queen Mary University of London, é um dos mentores do projeto, apresentado recentemente em artigo na revista Peer J. Ele explica que a vontade de criar um método de classificação das aves pelo som surgiu após um desafio proposto por uma empresa privada. “Um grupo de pesquisa francês desafiou uma série de desenvolvedores de sistema computacionais a analisar automaticamente gravações de pássaros do Brasil, e nós resolvemos entrar na disputa”, conta.

A nova técnica utiliza um algoritmo de classificação que cria um sistema capaz de distinguir cantos mesmo quando várias espécies estão reunidas. “Nosso sistema faz uma análise poderosa. Ele funciona por meio de uma grande quantidade de padrões de áudio que ocorrem regularmente. Eles são ‘peças de um quebra-cabeça’ que constroem o som de cada ave”, explica.

Fonte: Correio Braziliense
 

Você viu?

Ir para o topo