EnglishEspañolPortuguês

Baleia franca acompanhada de filhote encalha em Laguna (SC)

10 de agosto de 2014
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Gabriel Felipe/RBS TV
Foto: Gabriel Felipe/RBS TV

Uma baleia franca acompanhada do filhote encalhou na Lagoa de Santo Antônio, em Laguna, no Sul de Santa Catarina na tarde desta sexta-feira (8). O filhote não encalhou, mas ficou próximo da mãe durante o resgate, segundo a Polícia Ambiental.

O animal entrou pelo Canal da Barra em direção a Lagoa de Santo Antônio, no início da tarde. Por volta das 15h desta sexta, a Polícia Ambiental foi acionada para acompanhar a baleia e o filhote.

O mamífero foi até a entrada do Rio Tubarão e encalhou duas vezes antes de trancar em um banco de areia e não conseguir mais sair. Segundo a 3ª Companhia da Polícia Militar Ambiental, a baleia trancou próximo a ponte estaiada de Laguna e ficou com parte do corpo fora da água. Nas duas primeiras vezes que encalhou, o animal conseguiu se soltar sozinho.

Segundo  Karina Groch, bióloga do projeto Baleia Franca, ainda não é possível precisar se o resgate será feito neste sábado ou domingo (10), pois depende da logística e das condições do tempo.

Equipes dos bombeiros, Marinha, Polícia Ambiental e do projeto Baleia Franca estiveram no local e realizaram monitoramentos embarcados. Conforme a Polícia Ambiental, o local onde o animal encalhou tem cerca de um metro e meio de profundidade.

Até às 18 horas desta sexta-feira , a baleia continuava encalhada, mas totalmente submersa. O filhote ainda estava acompanhando a mãe.

Fonte: G1
 

Você viu?

Ir para o topo