EnglishEspañolPortuguês

Macaco foge do Ibama, bloqueia trânsito e é recapturado em bar no RS

9 de agosto de 2014
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Paulo Wagner/Arquivo Pessoal
Foto: Paulo Wagner/Arquivo Pessoal

A presença de um macaco-prego em uma das via mais movimentadas do bairro Cidade Baixa intrigou pedestres e motoristas da tarde desta sexta-feira (8), em Porto Alegre. Segundo o Instituto Nacional do Meio Ambiente (Ibama), o animal fugiu da sede do órgão, localizada a poucos metros do local, mas acabou sendo recapturado dentro de um bar cerca de 15 minutos depois.

O macaco chegou a caminhar por três quadras na calçada da via, segundo o veterinário do Ibama Paulo Carniel Wagner. “Em seguida ele subiu em uma árvore, provavelmente porque se assustou com a movimentação urbana”, detalhou ele ao G1. Para resgatá-lo, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) teve que bloquear o trânsito na rua.

“Ele escapou por um pequeno espaço no do cativeiro onde estava. Não imaginávamos que ele conseguiria”, explicou Wagner. Um dardo com uma dose de anestésico foi usado para recapturar o animal. Após ser atingido pelo disparo, o macaco caiu e entrou, cambaleando, em um bar.

“Na hora que tomou o tiro, ele se assustou. Atravessou a rua e entrou nesse bar. Uma funcionária que estava lá se também levou um susto e saiu correndo. Eu entrei com a arma para disparar os dardos e acho que ela acreditou que era um assalto”, contou, aos risos, o técnico do Ibama.

O animal deve ser levado a Santa Maria, Região Central do estado, onde será encaminhado a um criadouro conservacionista particular. Lá, conforme o Ibama, ele terá que se ambientar a vida em grupo, ao lado de outros animais da espécie. A expectativa é de que ainda neste ano, o macado seja devolvido à natureza, na serra do estado. O município ainda não foi definido.

Macacos em deslocamento por metrópole

O macaco “fujão” foi capturado na quarta (6), na Zona Norte de Porto Alegre, onde nos últimos dias, foi identificada uma proliferação dos animais. Segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), um acompanhamento do deslocamento dos macacos vêm ocorrendo desde então.

Os animais, da espécie Sapajus nigritus, conhecidos como macaco-prego, são nativos de áreas de mata e considerados comuns em algumas zonas de Porto Alegre, como altos da Avenida Protásio Alves, zona Sul, zona Norte e avenida Oscar Pereira.

Quem tiver informações a respeito dos outros animais do bando pode entrar em contato pelo e-mail [email protected] e pelo telefone (51) 3289-7517. Caso algum desses animais seja avistado com algum tipo de ferimento, é importante contatar a Smam, pois, nessa situação, o macaco deverá ser recolhido para tratamentoa, alerta o órgão.

Orientações da Smam

– Não alimentar os animais para que não permaneçam na área urbana

– Afugentar os animais para áreas de matas (verdes), sem agredi-los

– Não tentar capturá-los, pois mordem para se defender

– Ao trafegar pela via, motoristas devem ter atenção redobrada com a presença de macacos

– Não matar os animais, pois são espécies nativas, protegidas pela Lei de Crimes Ambientais

Fonte: G1
 

Você viu?

Ir para o topo