EnglishEspañolPortuguês

Sauim de Manaus é tema de campanha de proteção aos animais

5 de agosto de 2014
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/ Internet
Foto: Reprodução/ Internet

O Sauim de Manaus, ou de Coleira (Saguinus bicolor), é o tema do mês de agosto para campanha educativa de proteção aos animais em risco ou ameaça de extinção do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS).

O objetivo é sensibilizar a sociedade quanto à importância desses animais e divulgar os telefones de contato do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e do Batalhão Ambiental para denúncias de crimes e para resgate.

O Sauim de Coleira é encontrado nos remanescentes florestais de Manaus. Por conta do crescimento da cidade, nos últimos anos, houve uma diminuição dessas áreas, o que tem afetado as populações do único representante da família Callitrichidae (que compreende micos, sagüis e sauins). Ele também sofre ameaças do sauim-de-mãos-douradas (Saguinus midas), um outro calitriquídeo presente nas áreas de entorno da cidade de Manaus.

A titular da SDS, Kamila Amaral, destaca a importância do Governo em capitanear uma campanha desse porte. “Estamos dedicados a disseminar informações sobre esses animais e a importância de sua proteção, especialmente, pela participação da sociedade. O Sauim precisa de muita dedicação para sua proteção, pois é encontrado apenas em Manaus, sendo de nossa maior responsabilidade divulgar essas informações e sensibilização”.

No mês passado, foi lançada a campanha com o boto-rosa (Inia geoffrensis), também conhecido como boto vermelho, que é alvo constante de pescadores para uso como iscas.

As instituições públicas e privadas, e a sociedade civil, que tiverem interesse de contribuir com a campanha, poderão baixar os arquivos, no site da SDS, compartilhar no facebook ou retirar o material impresso na assessoria de comunicação da SDS.

Para resgate e denúncias, a população pode entrar em contato pelos telefones (92) 2123-6715 (Ipaam) e 3214-8904 (Batalhão Ambiental).

Fonte: Pontal do Purus

Você viu?

Ir para o topo