EnglishEspañolPortuguês

Polícia Civil responsabiliza 229 pessoas por prática de crimes ambientais

5 de agosto de 2014
3 min. de leitura
A-
A+

Crimes de desmatamento, furto, extração e comércio ilegal de madeiras, caça a animais silvestres, maus-tratos de animais domésticos, rinha de galo, poluição nas mais diferentes formas, são as principais demandas na Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), da Polícia Judiciária Civil. A delegacia desenvolve investigações em todo o Mato Grosso.

A intensificação das ações resultou na condução de 229 autores de crimes ambientais à Dema no primeiro semestre de 2014, sendo 39 presos em flagrante. Do total, 79 pessoas foram indiciadas em inquérito policiais e 150 responderam termo circunstanciado de ocorrências (TCO) pela prática de algum delito contra o meio ambiente.

Com as atividades de repressão aos crimes ambientais praticados nos três biomas de Mato Grosso: a Amazônia, o Cerrado e o Pantanal, a Dema também apreendeu 1.195 metros cúbicos de madeira extraídas da floresta amazônica, 134,162 m³ de carvão, 18,55 quilos de iscas vivas, além de 242 animais em situação de maus-tratos ou criados em cativeiros.

O delegado adjunto da Dema, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, disse que na Amazônia o foco sempre é o desmatamento, em razão do furto de madeiras ser recorrente o ano inteiro. Segundo ele, inicialmente o trabalho é de campo, por meio de incursões na mata, campanas e barreiras em estradas de chão, onde os atoleiros e o perigo são constantes. “É um trabalho muito de campo, no caso da apreensão de madeiras e das ferramentas de corte. Mas é lógico que para descobrir a quadrilha por trás disso existe uma investigação com uso de técnicas policiais”, explica.

De acordo com Bruzulato, quando se chega a uma clareira o que se encontra são pessoas contratadas para fazer o corte e o transporte da madeira, assim como ocorreu na operação “Simbiose”, deflagrada em dezembro de 2013, para combater a extração ilegal de madeira na fazenda Ouro Verde, que desde o ano de 2012, acumula denúncias da derrubada ilegal de árvores. Na ocasião, a Polícia Civil, em conjunto com o Ibama, apreendeu 500 m³ de madeira, quatro caminhões, um trator e prendeu duas pessoas em flagrante.

A operação teve desdobramento e as investigações ainda estão em andamento na Delegacia. “A madeira dá muito dinheiro e por trás desse crime tem uma organização criminosa, bastante articulada, que conta com pessoas desde o simples cortador, madeireiros, servidores públicos e pessoas influentes”, destaca o delegado.

A Delegacia Especializada do Meio Ambiente atua em conjunto com fiscais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Juizado Volante Ambiental, Batalhão Ambiental da Polícia Militar e desenvolve operações em parceria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibama).

Combate a poluição e queimadas

Poluição sonora, do solo, rios e aterros clandestinos também são alvos de investigação da Delegacia do Meio Ambiente (Dema). No entanto, a Poluição sonora é que a mais recebe reclamações. “A gente trabalha com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), que é o único órgão que tem aparelho de aferimento do barulho”, disse o delegado Vitor Hugo Bruzulato.

As reclamações vêm de estabelecimentos comerciais noturnos, vizinhos e obras públicas, que também são alvos de investigações de invasão de áreas de preservação permanente (APP), em Cuiabá. “Em Cuiabá existe muita área de preservação permanente e com a expansão imobiliária os empreendimentos não estão respeitados e cometem crimes danificando essas áreas”, informou.

Uma vez confirmada a invasão da APP, por meio de laudo da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) ou pelo corpo de técnicos da Sema, o responsável pelo empreendimento é responsabilizado criminalmente e administrativamente com aplicações de multas pela Sema e até embargo da obra.

As queimadas urbanas, que também provocam poluição do ar, podem resultar em prisão de um a quatro anos para o autor, que muitas vezes pelo ato de colocar fogo no lixo doméstico acaba devastando grandes áreas verdes na cidade, ou na zona rural quando o agricultor põe fogo para melhorar a pastagem da terra e acaba atingindo grande extensão da vegetação e animais.

Fonte: Mídia News

Você viu?

Ir para o topo