EnglishEspañolPortuguês

Morre o pioneiro na luta pela preservação de baleias

2 de agosto de 2014
1 min. de leitura
A-
A+
Câmara era vice-presidente da Sociedade Brasileira de Proteção Animal (Foto: Divulgação)
Câmara era vice-presidente da Sociedade Brasileira de Proteção Animal (Foto: Divulgação)

Faleceu nesta quinta-feira (31/7), aos 90 anos, o almirante Ibsen de Gusmão Câmara, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Proteção Ambiental (Sobrapa). Câmara morreu no Rio de Janeiro em decorrência de um hematoma cerebral.

Sempre envolvido em diversas causas ambientais, Câmara recebeu, no ano passado, uma homenagem do Ministério do Meio Ambiente por sua dedicação ao tema. O almirante foi presidente da Fundação Brasileira para a Conservação da Natureza, participou do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e foi defensor das Unidades de Conservação, sendo peça importante na criação de parques e reservas na Amazônia.

Ele também encabeçou a campanha contra a caça de baleias no país. Em 1981, começou a investigar relatos do aparecimento de “baleias pretas” no litoral sul do Brasil. Suas pesquisas resultaram, posteriormente, na criação do Projeto Baleia Franca, que desenvolve atividades com foco na conservação do animal.

O vice-presidente da Sobrapa ainda foi personagem do livro “Água mole em pedra dura – Dez histórias da luta pelo meio ambiente”, de Marcos Sá Corrêa e Manoel Francisco Brito.

O velório foi realizado no Cemitério Memorial do Carmo, no Rio de Janeiro, hoje (1/8), das 8h às 14h.

Fonte: Globo Rural

Você viu?

Ir para o topo