EnglishEspañolPortuguês

Este passarinho mal foi descoberto e já está ameaçado de extinção

1 de agosto de 2014
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Márcio Repenning / Divulgação
Foto: Márcio Repenning / Divulgação

Este pequeno passarinho da foto acima acabou de ser descoberto, mas já está em perigo. Pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) anunciaram nesta semana a descoberta de uma nova espécie de pássaro, a patativa-tropeira (Sporophila beltoni). Esse passarinho só existe no Brasil, tem pouco mais de 10 centímetros e, para variar, corre risco de extinção.

A pesquisa foi liderada por Márcio Repenning e Carla Suertegaray Fontana, com o apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, e publicada nesta semana na revista científica The Auk – American Ornithologists’ Union. Os pesquisadores estudavam a patativa-verdadeira (Sporophila plumbea) quando descobriram pássaros parecidos, mas com diferenças a ponto de ser outra espécie. Eles batizaram a nova ave de patativa-tropeira porque ela migra usando rotas similares a dos tropeiros do século XVIII.

O passarinho tropeiro nasce e se reproduz no Sul do país, em áreas de florestas de Araucárias. Quando chega o inverno, ele migra temporariamente para Minas Gerais, em áreas de Cerrado, e fica lá até o começo do verão, quando volta para o Sul. O problema é que a floresta de Araucárias, onde a patativa-tropeira se reproduz, está quase extinta: só resta 3% da cobertura florestal das Araucárias no país.

Os pesquisadores fizeram um levantamento e descobriram que há cerca de 4.500 casais na natureza. Parece muito, mas essa quantidade está bem abaixo do esperado para esse tipo de ave. Para piorar, há um mercado-negro de aves silvestres na área onde a patativa-tropeira migra. Por tudo isso, a nova edição da lista de espécies ameaçadas deverá incluir a patativa-tropeira entre os animais em perigo.

Fonte: Época

 

Você viu?

Ir para o topo