Macacos-prego são vistos em Porto Alegre (RS) após desmatamento


Foto: PMPA / Divulgação / CP
Foto: PMPA / Divulgação / CP

Macacos-prego foram vistos no bairro Rubem Berta, zona Norte de Porto Alegre, na manhã desta quinta-feira (31). Uma equipe de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) atendeu ao chamado da comunidade e conforme levantamento, seriam nove animais, oriundos de áreas naturais da cidade que sofreram desmatamento.

Os animais, da espécie Sapajus nigritos, conhecidos como macaco-prego, são nativos e comuns em zonas da cidade como altos da avenida Protásio Alves, zona Sul, zona Norte e avenida Oscar pereira. “Esses animais estão se deslocando em busca de novos ambientes naturais. Assim, à Smam cabe monitorar os deslocamentos e não recolhê-los, de forma a interferir o mínimo possível”, explica a bióloga Soraya Ribeiro, coordenadora da equipe de Fauna Silvestre, acrescentando que prender os macacos em cativeiro é crime ambiental.

A Smam orienta as pessoas a fazer contato com o órgão caso algum desses animais seja avistado com algum tipo de ferimento. Estando machucado, o deverá ser recolhido para tratamento. A equipe de Fauna da Smam também está em contato com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e com o Ibama, para definir novas estratégias de ação.

A Smam faz as seguintes orientações às pessoas

• Não alimentar os animais para que não permaneçam na área urbana;

• Afugentar os animais para áreas de matas (verdes), sem agredi-los;

• Não tentar capturá-los;

• Ao trafegar pela via, motoristas devem ter atenção redobrada em relação à presença dos macacos;

• Não matar os animais, pois são espécies nativas, protegidas pela Lei de Crimes Ambientais.

Fonte: Correio do Povo

 


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

CRUELDADE

SINERGIA

MAUS-TRATOS

PROTEÇÃO ANIMAL

INESPERADO

ASCENSÃO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>