EnglishEspañolPortuguês

Cão da UFSC fica doente e comunidade universitária se reúne para ajudá-lo

1 de agosto de 2014
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Pedro Stropasolas / Arquivo Pessoal
Foto: Pedro Stropasolas / Arquivo Pessoal

Alunos e antigos estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) estão mobilizados para ajudar um dos cachorros que vivem no campus João David Ferreira Lima, em Florianópolis. Fred, que no passado já foi chamado de Ovelha, está com um tumor no olho.

Um evento está marcado para às 11h de sexta-feira no Restaurante Universitário (RU) para arrecadar donativos para o animal, internado em uma clínica veterinária. Até a manhã de quinta-feira (31), cerca 2,4 mil pessoas haviam confirmado presença no Facebook e mais de R$ 1,3 mil foram arrecadados para custear os gastos veterinários e uma possível cirurgia – descartada por conta da gravidade do problema.

— O Frederico está desde a semana passada internado. Íamos tentar fazer uma cirurgia para tirar o globo ocular para dar conforto, mas por causa da tipologia e do local do tumor não vai dar para operar, ainda mais que ele é um animal idoso — explica a veterinária da Clinicão Andréa Ilse de Moraes, que acrescenta que o melanoma é do tipo agressivo e já atingiu parte da boca do animal.

Mesmo assim, o cãozinho vai continuar contando com ajuda da comunidade universitária para o tratamento, que deve funcionar a base de medicamentos alopáticos e homeopatias.

— A mobilização foi enorme e já até passou da quantia que era necessária para a cirurgia. O pessoal se mostrou bem interessado em continuar contribuindo, mesmo com a cirurgia suspensa e já tendo passado do valor necessário, para arcar com os custos de internação e remédios. Se sobrar dinheiro ao fim desta situação, será todo dado para ficar de crédito para possíveis cuidados futuros com os UFSCães — contou Felipe Leandro de Jesus, um dos organizadores do evento no Facebook.

Fred, Frederico, Ovelha 

UFSCão é o nome carinhoso que os estudantes, professores e servidores utilizam para falar dos cachorros que vivem nos campi da Universidade Federal de Santa Catarina em Florianópolis. O Fred – Frederico, Ovelha e tantos outros nomes que possa ter recebido ao longo da vida – tem no mínimo 10 anos e sempre contou com a ajuda de duas servidoras e de uma professora da UFSC para se alimentar e tomar banhos especiais — já que possui uma alergia a pulgas.

— Ele é um cão muito querido, dócil, sempre estava nos trotes, nos bares com o pessoal, o legítimo ufscão. Apesar de ser muito bem cuidado, é um cão da vida. É uma pena que tenha que passar por tudo isso, mas foi um cão que viveu uma vida boa, diferente de outros cachorros abandonados — comenta a veterinária que conhece o Fred há cerca de oito anos.

Fred também é conhecido por ter pelos sedosos e por sua postura invejável, conforme contam aqueles que convivem com ele.

Carinho entre estudantes e UFSCães é antigo 

O carinho entre estudantes e UFSCães é antigo. Antes do Fred, outros cachorros se tornaram emblemáticos nos campi da UFSC em Florianópolis. O mais famoso deles foi Catatau, que ganhou memes em que era revolucionário, parecia onipresente nos eventos universitários e dizem que até chegou a sentar na cadeira do reitor durante uma manifestação estudantil.

Foto: Hermínio Nunes, Arquivo RBS
Foto: Hermínio Nunes, Arquivo RBS

Depois de sua morte, em 2009 – quando teve direito a cartazes e funeral – uma placa em sua homenagem foi colocado no campus, nas proximidades da Concha Acústica, local de shows próximo ao Centro de Comunicação e Expressão. A homenagem permanece lá até hoje para quem quiser conhecer um pouco de sua história.

Fonte: Diário Catarinense

 

 

Você viu?

Ir para o topo