EnglishEspañolPortuguês

Vacinação antirrábica tem início pela zona rural em Rondonópolis (MT)

16 de julho de 2014
3 min. de leitura
A-
A+

rondonópolis

Começou na última segunda-feira (14) a campanha de vacinação antirrábica na zona rural. A programação segue até o dia 29 de agosto nas diversas comunidades rurais e distritos. Já no dia 23 ocorre o Dia D da vacinação antirrábica na cidade. As pessoas poderão levar os animais de estimação para receberem a vacina em 54 pontos implantados em locais estratégicos. A meta é vacinar, neste ano, 26 mil cães e cinco mil gatos.

A recomendação da gerente da Vigilância Ambiental do Município, Fátima Melo, é que, na zona rural, os proprietários deixem as porteiras abertas entre as 7h e 15h, horário em que as equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estarão realizando a vacinação. Também é necessário deixar um responsável na casa, para que possa segurar os cães e gatos que serão vacinados.

Já no Dia D de vacinação na área urbana, os tutores de cães e gatos devem levar os animais nos pontos de vacinação. A recomendação é que os cães e gatos sejam levados por um responsável maior de idade, pois terão que segurar os animais no momento da vacinação. É importante ainda salientar que, no caso de gatos, estes devem ser levados em saquinhos apropriados para auxiliar na vacinação.

O CCZ destaca ainda que os animais agressivos devem ser levados aos locais de vacinação com focinheira e guia enforcadora. Devem ser vacinados todos os animais acima de 60 dias de vida, e animais gestantes somente nos primeiros 30 dias de gestação.

Há mais de 10 anos que não é registrado um caso de raiva canina na cidade, mas em 2013, foi registrado um caso de raiva em um bovino, o que quer dizer que o vírus causador da doença ainda se encontra em circulação em Rondonópolis.

“A raiva ainda não foi erradicada na cidade, o que torna a vacinação muito importante para os animais domésticos. A vacinação é a única forma de prevenir a doença em cães e gatos”, alerta a gerente da Vigilância Ambiental de Rondonópolis.

A Campanha de Vacinação Antirrábica é realizada anualmente em uma parceria do Município com o Ministério da Saúde.

PROGRAMAÇÃO NA ZONA RURAL

Até esta quarta-feira (16), a vacinação acontece no Globo Recreio; no dia 17 e 18 é a vez da vacinação percorrer a Nova Galileia e Cascalheira; de 21 a 23, a equipe de vacinação estará na região de Campo Limpo; 24, 25 e 28 será na Vila Bueno; de 29 a 1º de agosto no Assentamento Chico Mendes; nos dias 4 e 5, a vacinação será no Distrito de Boa Vista e Cabeceira do Almoço; de 11 a 13 é a vez do Naboreiro; nos dias 21 e 22 a vacinação é no Marajá; no dia 25, Brocodoro; 26, Três Pontes; 27, na Gleba Dom Bosco; e, nos dias 28 e 29 será a vez da vacinação nas chácaras localizadas ao fundo do Jardim Atlântico.

PONTOS DA VACINAÇÃO NA CIDADE

Os postos de vacinação estarão instalados nos Postos de Saúde da Família – PSFs, nos Centros de Saúde, na Associação de Moradores do Coophalis, na Escola Municipal da Vila Rosely, Escola Maria de Lima Cadidé, Residencial das Acácias, Policlínica, Praça Brasil, Farmácia de Manipulação, Escola Irmã Elza Giovanella, Residencial Dom Osório, Escola Tancredo Neves, Escola Albino Dantas, Escola Odorico Rosa, Creche do Bairro Vila Rica, Escola Municipal Princesa Isabel, Centro Comunitário Cidade de Deus, Residencial Alfredo de Castro, Igreja Católica do Jardim Adriana, Escola Municipal Bernardo Venâncio e no próprio CCZ.

Fonte: A Tribuna

Você viu?

Ir para o topo