"Animal mais triste do mundo"

Urso polar Arturo continua confinado na Argentina e está enlouquecendo

(da Redação)

Urso Arturo faz movimentos compulsivos no Zoológico. Ele está sendo chamado de "Animal mais triste do mundo". Foto: Daily Mail
Urso Arturo faz movimentos compulsivos no Zoológico. Ele está sendo chamado de “Animal mais triste do mundo” (Foto: Daily Mail)

Continua a luta para salvar Arturo, o urso polar que vive confinado em um zoológico da Argentina e que tem sido chamado de “o animal mais triste do mundo”. Ele está no Zoológico de Mendoza há duas décadas, desde filhote, e ativistas estão denunciando que o seu quadro está piorando visivelmente. As informações são do Daily Mail.

Ele passa os dias confinado em um recinto de concreto, em temperaturas superiores a 40ºC e entrou em depressão desde que sua amiga de muitos anos, Pelusa, morreu há dois anos atrás. Desde então, ele não teve mais contato com nenhum animal de sua espécie, e ativistas relatam que ele está sofrendo de problemas mentais.

FAÇA PARTE DO #DiaDeDoarAgora EM 5 DE MAIO

Afirma-se que a vida solitária do animal, que está com 29 anos de idade, está causando o seu comportamento anormal, incluindo inclinar a cabeça e mostrar os dentes enquanto anda de um lado para o outro, balançando para os lados.

Arturo vive sozinho e em local de clima oposto ao de seu habitat natural. Foto: Daily Mail
Arturo vive sozinho e em local de clima oposto ao de seu habitat (Foto: Daily Mail)

Arturo sofre porque, além do confinamento e de viver fora de seu habitat, está em uma região com temperatura incompatível para a sua espécie. Ativistas fizeram campanhas para que ele, que só tem acesso à água fria em uma pequena piscina de 50 cm de profundidade dentro de sua clausura, seja removido para outro local que ofereça condições climáticas mais apropriadas.

Há cinco meses atrás, foi negociado para que ele fosse transferido para um zoológico em Winnipeg, no Canadá, onde está localizado um novo centro internacional de preservação de ursos polares, mas o Zoológico de Mendoza bloqueou qualquer esforço nesse sentido alegando que isso seria “um grande erro” pois o animal não iria sobreviver à viagem de dois dias.

Gustavo Pronotto, diretor do zoológico, disse que a saúde do urso corre riscos durante a viagem ou na chegada. “Ele é idoso, e isso deverá requerer muitas horas de anestesia”. A ONG Greenpeace conseguiu reunir 160 mil assinaturas em uma campanha para transferir Arturo urgentemente para o Canadá, que tem o clima mais próximo ao do seu habitat.

A professora argentina Fernanda Arentsen, que leciona na Universidade de Saint-Boniface em Winnipeg, escreveu ao governo de seu país e à embaixada canadense em Buenos Aires a respeito de Arturo. Ela disse ao Winnipeg Free Press no ano passado: “Você pode ver que ele está enlouquecendo. Ele se move do jeito que ursos polares fazem quando estão sofrendo demasiado estresse. Ele parece tão triste. Ele aparenta estar em pânico. Imagine um urso polar no deserto, com uma piscina de 50 cm de profundidade. É difícil olhar esse animal sofrendo e em desespero”, conta a professora, que diz que nasceu em Mendoza e conhece a alta temperatura do local.

O caso de Arturo vem sendo muito comentado nas redes sociais. Há pouco tempo, a cantora Cher escreveu sobre ele em seu Twitter, criticando a presidente Cristina Kirchner e convocando seus fãs a ajudar a pedir por Arturo. No momento, a ONG argentina AFADA tem estado à frente da batalha nos tribunais pela libertação e transferência de Arturo, conforme publicado recentemente pela ANDA.

Segundo o Daily Mail, uma nova petição em prol de Arturo com mais de 200 mil assinaturas deverá ser entregue à presidente Cristina Kirchner.

Assine a petição para que Arturo seja transferido ao Canadá! Clique aqui.

Arturo. Foto: Daily Mail
Foto: Daily Mail

25 COMENTÁRIOS

  1. Coloca o dono do zoológico exatamente na mesma situação do pobre urso, deixa ele lá trancafiado e isolado de outras convivências familiares ou de amigos por muitos anos, depois pergunta se ele “gostou” da experiência!!! Todo mundo ta cansado de saber que esses animais exóticos e lindos rendem uma boa grana para esses exploradores covardes…..tinha que fazer como assisti num filme: arrumaram um lugar bem bacana para o urso ficar e depois foram buscar ele escondido para viver feliz e de uma maneira digna, claro que foi uma mega operação, mas tendo vontade e com a ajuda de pessoas do bem, tudo é possível!

    • Dolores, não é assim tão simples, ursos polares necessitam viver a temperaturas extremamente baixas, e uma viajem até um local adequado poderia levar dias. neste caso não podemos apenas raptar o urso e leva-lo ao paraíso, mas entendo o que você quis dizer, realmente é revoltante e pior por ele ter sofrido a morte de sua parceira, não poder correr como gostaria e ainda viver em temperaturas extremamente altas. aqui no Brasil vemos situações muito parecidas, e por esses animais temos que lutar, ser ativistas pela causa. é um processo demorado, mas necessário.

    • Muito bem colocado cara Dolores. É muito fácil que o administrador venha a publico e diga que o animal é idoso. Ora bolas, o animal nem ali deveria estar!

      O triste é perceber que a sociedade do local ainda colabora com essa situação cruel e ensandecida todas as vezes que visitam o zoológico, fomentando e reforçando que animais “servem” para servir de entretenimento.

      E a vida de Arturo é um calvário porque há a infelicidade de supor que zoológicos são locais de preservação, Educação Ambiental e pedagógicos no que tange fauna. E

      Enorme e doloroso erro. E quem paga a conta são os animais ali trancafiados por toda a vida a título de voyeurismo e demais doença da psique.

    • Ah, Dolores, você esqueceu de dizer, que o dono do Zoológico deveria passar por tudo isso, numa temperatura completamente diferente da que ele está acostumado a viver.

  2. Que tristeza ler essa notícia sobre o sofrimento profundo desse coitadinho! Pelo amor de Deus, vamos tentar organizar algo que o ajude!! De longe não conseguimos agir de forma direta, mas podemos mobilizar quem tem o poder de mudar isso. Não vai nos custar nada. Só lamentar não muda nada. Peta já tentou, até a Cher já tentou. E se tentássemos com o Papa Francisco, que é argentino? Ele precisa se comover, até pq leva o nome de São Francisco de Assis. Vamos enviar fotos e textos ao perfil original do Papa no facebook? A ANDA poderia ajudar, já que tem acesso a uma grande quantidade de pessoas de bom coração. Pessoal da ANA, acham que conseguem organizar e divulgar isso? Coloquem o texto sobre a situação deste animal em italiano e espanhol, com imagens, e mobilizem seus seguidores a publicar na fanpage do Papa. O que acham? É uma tentativa…

  3. É de sangrar o coração em ler notícias como essa.
    Jamais um urso polar deveria ser levado a lugares de temperatura incompatíveis como esse. Com certeza não é de agora que esse pobre urso está sofrendo. Por que os ativistas argentinos não se mobilizaram ha mais tempo??

  4. Tenho náuseas de ver noticias como esta , em saber que o desrespeito pela vida é tão comum , tão simples dizer , Ah ele é idoso ……… Com certeza ele ainda deve ser o único que ainda deve dar bilheteria para o zoo…., irão lucrar até o
    último suspiro , e agora com a internet toda voltada para o caso com certeza mais pessoas devem visitar o zoo.,Vergonha em ser da espécie humana ………..

  5. Gente olha a tristeza dele!!! Chega a doer em mim??? Pelo amor de Deus vamos tirar o Arturo dessa situação.. Ele tem o direito de ter um final de vida digno…

  6. Noticias assim me deixa muito triste.Saber que existem tantos pobres animais em situações absurdas de maus tratos ou necessidades não atendidas ,
    enquanto os malditos humanos c/ poder e sem consciência desfrutam a vida numa boa.

  7. Com certeza, Deus vai castigar seriamente, este ser sem alma, sem espírito, de caráter demoníaco, uma coisa dessa não se pode dar o nome de ser humano e sim, de verme!!
    #ArthuroEstamosComVc
    Eu sei que ele não vai ter o que merece que é ficar confinado onde o pobre urso está. Mas sei que ele viverá a eternidade confinado no inferno!

  8. Fico profundamente triste e indignada, em ver tanta maldade, descaso e crueldade com os animais, queria eu ter o poder nas mãos prá tomar uma atitude drástica nesses casos, punir esses vermes em forma de gente verdadeiros lixos que causam tanto sofrimento, pelo menos deveriam deixar esse urso passar o resto de sua vida em um santuário, seria muito justo, zoo só serve prá escravizar e condenar -los a prisão perpétua isso tem que acabar.

  9. Tlvez eles o libertem, tlvz, já q esses mercenários só visam lucro e poder e não o bem estar dos animais sejam de qlqr especie. Que esse anjo encontre a paz e a felicidade, Já n bastasse sua companheira ter ido embora desse mundo, agora ele vive precariamente nesse habitat inverso do dele, Esse bando de mercedários e sanguessugas preferem ve-lo definhando até morrer.

  10. Tlvez eles o libertem, tlvz, já q esses mercenários só visam lucro e poder e não o bem estar dos animais sejam de qlqr especie. Que esse anjo encontre a paz e a felicidade, Já n bastasse sua companheira ter ido embora desse mundo, agora ele vive precariamente nesse habitat inverso do dele, Esse bando de mercedários e sanguessugas preferem ve-lo definhando até morrer do q salva-lo e lhe dando uma vida digna e segura.

  11. Ele morre lentamente.. Sente dor, solidão e desprezo.. Muito mais fácil seria se dessem uma injeção e acabassem com este sofrimento, já que assinamos tanta petições e nada adianta. Milhares de animais sofrem e irão continuar sofrendo em prol da ganância do maldito homem – a pior de todas as espécies. E
    Me pergunto até quando isso irá acontecer. Talvez até o dia em que muitos animais sejam visto por nossoa filhos e netos apenas fotos..

  12. sem comentario ! é uma vergonha ver essa cituação…o homem não respeita nenhuma especie a não ser a dele….. tem que colocar o Responsavel disso tudo atraz das grades…enquanto isso é o bichinho que sofre………….lamentavellllll

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui