EnglishEspañolPortuguês

Operação ajuda animais abandonados em Jaboatão dos Guararapes (PE)

11 de julho de 2014
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Marcelo Ferreira
Foto: Marcelo Ferreira

Olhos tristes e agradecidos. Carinho e medo. Abandono e esperança de dias melhores. É esta a primeira impressão que temos quando nos deparamos com a realidade dos animais abandonados à própria sorte. Situações vistas, com frequência, nas proximidades de feiras e mercados.

Nos corredores do Mercado de Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes, por exemplo, Vitória, Pitoco, Messi, Amarelinha, Floquinho e outros animais são vistos todos os dias por comerciantes e compradores da área. Todos em busca de carinho, cuidado, comida e de um destino diferente do que normalmente tem os animais de rua.

Para tentar modificar a realidade destes animais que vivem tanto no mercado quanto nos arredores do bairro, doze mulheres ( entre comerciantes que possuem boxes no mercado e moradoras de Cavaleiro) atuam como verdadeiros “anjos da guarda” cuidando e alimentando os animais.

Adriana Salgado, Clarice Nascimento, Fátima Santos, Jaciene Tavares, Maria Cristina e mais seis voluntárias atuam recolhendo, entrando em contato com veterinários voluntários para realizar o tratamento clínico e a operação de castração dos cães e gatos do bairro. Muitas delas adotam estes animais. “Estou com vinte e um animais em casa, não aguento ver um filhote abandonado e não fazer nada. Gostaria que a minha conta bancária e a minha casa fossem do tamanho do meu coração”, desabafou Fátima Santos, uma das mais antigas voluntárias.

Preocupada com a situação de abandono dos animais, uma das voluntárias entrou em contato com a Secretaria de Meio Ambiente para que a gestão municipal pudesse oferecer um suporte a esse trabalho já desenvolvido por elas. A secretaria, por meio da Coordenadoria de Proteção e Defesa Animal, começou então a realizar a operação denominada “Circuito dos Mercados”, que tem como objetivo realizar operação de castração e promover o tratamento clínico dos cães e gatos.

Ao todo, serão visitados sete mercados em Jaboatão. O primeiro da lista foi o Mercado das Mangueiras, em Prazeres; seguido do Mercado Público de Cavaleiro. A veterinária e coordenadora de proteção e defesa animal, Ana Cláudia, enfatiza a importância do trabalhado desenvolvido pelas voluntárias. “É muito bom poder realizar nosso trabalho contando com a ajuda dessas mulheres. Elas estão fazendo o que eu gostaria de ter feito. Queria tê-las conhecido antes”, completou.

Fonte: Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes

 

Você viu?

Ir para o topo