EnglishEspañolPortuguês

Cadela “escolhe” túmulos para criar sua ninhada em Cianorte (PR)

30 de julho de 2014
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Entre as quadras A64 a A66 latidos saem debaixo da terra e ecoam no único cemitério de Cianorte. Mas isso não é coisa do outro mundo. Acontece que esse foi o lugar escolhido por uma cadela para criar e abrigar sua ninhada de seis filhotinhos. A cadela já é famosa entre os trabalhadores do local e os visitantes. Zé Beatriz é um deles. Ele costuma visitar o jazigo da família e conta que já passou apuros no local. “Antes quando os filhotes eram mais novos ela avançava na gente”, relembra. Mas Zé é curioso e deixou de lado a visita, para acompanhar na busca dos inusitados moradores. Ocorre que eles não ficam apenas em um local, costuma migrar de túmulo em túmulo. Aparentemente aqueles que não guardam mais ossadas.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um dos coveiros do cemitério deu um assovio e logo escutou os latidos e foi fácil localizar a matilha. Em um misto de medo, curiosidade, fome e busca de afeto, as cachorrinhas saiam literalmente de dentro da terra. Da cria de seis, o único macho foi adotado. As demais continuam a espera de um novo lar. De porte grande para médio, aparentemente são saudáveis, e com alguma dose de cuidado deverão ser ótimas companhias e “vigias”. Em seguida chegou a genitora, assustada, mas sem avançar em ninguém. Coberta de sarna, correu para dentro da cova. As filhotes devem ter mais de três meses, e como a mãe os alimenta a contragosto, sobrevivem daquilo que alguma boa alma deixa por ali.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Adoções A Organização Não Governamental (ONG), Amigos de Patas, esteve novamente no local na tarde dessa quarta (23), acompanhando uma equipe de TV. “A fêmea adulta precisa ser tratada contra sarna e castrada. Se isso for feito e se não houver quem a adote, já está de bom tamanho. Pois não adianta mandá-la para o canil, que já está cheio. Quanto às filhotes é importante que quem for adotá-las tenham consciência que serão de porte médio para grande”, destacou uma voluntária da ONG. Fonte: Tribuna de Cianorte

Você viu?

Ir para o topo