EnglishEspañolPortuguês

Associação flagra maus-tratos e quer retirada de animais de Cavalgada

28 de julho de 2014
2 min. de leitura
A-
A+
Homem puxa cavalo que está visivelmente cansado (Foto: Rayssa Natani/G1)
Homem puxa cavalo que está visivelmente cansado (Foto: Rayssa Natani/G1)

A Cavalgada reuniu centenas de pessoas neste domingo (27), que percorreram um trajeto de 5 quilômetros, que liga a Gameleira ao Parque de Exposições, em Rio Branco. Durante o percurso, cenas de maus-tratos contra os animais foram comuns. Patas machucadas, uso de esporas, animais sangrando e com sede foram algumas das cenas registradas pela associação ‘Patinha Carente’, que propõe a retirada dos animais do evento nos próximos anos.

Cavalo está com ferimento na cabeça (Foto: Rayssa Natani/G1)
Cavalo está com ferimento na cabeça (Foto: Rayssa Natani/G1)

Cerca de dez ativistas, da associação de proteção aos animais, acompanharam o trajeto. A estudante Alana Guedes, de 20 anos, explica que as pessoas foram distribuídas em pontos estratégicos para flagrar as cenas. “Já temos fotos do uso da espora, de pessoas batendo nos animais já cansados, cavalos sangrando. É muita coisa”, destaca.

Cavalo é puxado por participantes durante Cavalgada (Foto: Associação Patinha Carente )
Cavalo é puxado por participantes durante Cavalgada
(Foto: Associação Patinha Carente )

No sábado (26) o grupo fez uma manifestação na Concha Acústica, localizada no Centro de Rio Branco, para conscientizar o público sobre os cuidados com os animais.

“Queremos que as pessoas usem a proteção de pata para os cavalos, pois é um longo trajeto. Também queremos eliminar o uso da espora, que já é ilegal, e mesmo assim as pessoas ainda usam”, diz Alana.

A presidente da associação, Vanessa Facuntes, não estava presente no evento, porque alega que não consegue ver essas cenas. “Tem uma equipe nossa que está documentando tudo, mas é tanta coisa que não estamos dando conta. Pretendemos pegar todos os arquivos e abrir um processo no Ministério Público. A gente vai lutar para tirar os animais do meio disso”, ressalta.

De acordo com Vanessa, o grupo deve pegar todo o material arquivado e entrar com um processo no MP, na próxima semana. O objetivo da associação é propor que as micaretas sejam usadas de forma geral no evento, extinguindo assim, o uso de animais durante a festa. Este é o primeiro ano que o grupo participa do evento com intuito de fiscalizar e denunciar os maus-tratos.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo