EnglishEspañolPortuguês

Alimentador inteligente ajudará a monitorar hábitos dos gatos

22 de julho de 2014
3 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Foto: Indiegogo
Foto: Indiegogo

Tutores de gatos que se preocupam com os hábitos alimentares de seus felinos terão uma nova ferramenta que promete ajudá-los. Uma startup baseada em San Mateo (Califórnia/EUA), criou o “Bistro”, um alimentador inteligente que permite monitorar o apetite e mudanças de peso do animal usando uma tecnologia de reconhecimento facial. As informações são do Mashable.

O “Bistro” tem uma câmera interna que monitora o gato conforme ele se alimenta e bebe água, transmitindo um vídeo em tempo real, que os tutores podem assistir em seus smartphones usando um aplicativo. O dispositivo também mede e forma gráficos da quantidade de comida e de água que o gato está consumindo, de modo que os tutores possam notar facilmente qualquer comportamento estranho.

Os tutores ainda podem acessar relatórios da saúde do gato, e programar o “Bistro” para liberar uma quantidade adicional de alimento, pré-determinada. Usando o aplicativo, eles podem até mesmo criar um perfil para o felino na rede social do “Bistro” e compartilhar atualizações, fotos e vídeos de suas atividades diárias com outros tutores.

O criador do sistema, Mu-Chi Sung, vem trabalhando com tecnologia de reconhecimento facial nos últimos dois anos, a aplicando a um painel de câmeras. Esta bagagem de conhecimento serviu como base para a criação do “Bistro”, mas foi a experiência pessoal de Sung que inspirou-o a desenvolver o alimentador. Um dos três gatos de Sung, Momo, parou de comer após contrair  pancreatite, porém quando Sung percebeu, era tarde demais. As pernas traseiras de Momo tiveram de ser amputadas, mas ela conseguiu se recuperar.

Foto: Indiegogo
Foto: Indiegogo

“Os gatos dividem os mesmos pratos, então eu não posso dizer quem está comendo e quem não está”, disse Sung ao Mashable, relatando um problema muito comum a tutores que têm mais de um gato em casa. “Eu quero saber como eles estão em casa”, complementou.

Sung informou que tem recebido solicitações para adaptar o alimentador de gatos para outras espécies, como cães.

“Eu adoraria aplicá-lo para outros animais”, disse ele. “Esse será o nosso próximo projeto”.

O “Bistro”, que lançou uma campanha “crowdfunding” no site Indiegogo, já ultrapassou o seu objetivo de 100 mil dólares em mais de 13%. A campanha termina no dia 14 de Agosto. O site já está cadastrando pedidos na área de pré venda, e o alimentador estará à venda nos Estados Unidos por 249 dólares.

Nota da Redação: Não há sistema similar funcionando ainda no Brasil, mas vale lembrar aos tutores de gatos que é importante ficarem sempre atentos para eventuais oscilações de apetite dos felinos, pois podem indicar doenças. Um gato não pode ficar sem se alimentar por mais de dois dias seguidos, pois isso compromete o seu fígado e gera um desequilíbrio muitas vezes irreversível. Seja como for, qualquer doença em gatos ou outros animais deve ser diagnosticada e tratada o mais rápido possível.

Você viu?

Ir para o topo