EnglishEspañolPortuguês

Os camelos estão desaparecendo da Índia

21 de julho de 2014
3 min. de leitura
A-
A+

Por Walkyria L. Rocha (da Redação)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Segundo informações do site Care 2, os camelos que sempre tiveram um importante papel cultural e econômico no maior estado indiano, Rajasthan, estão agora como órfãos e nenhuma instituição ou agência se dedicou a seu bem estar. Nesse momento, os números que demonstram a população de camelos são devastadores.

Mas conforme relato do jornal “The Economic Times”, o estado do Rajasthan está trabalhando para melhorar esses números, aumentando seus esforços de conservação. As estratégias ainda estão sendo estudadas.

O “Economic Times” chama a atenção para a proibição da morte de camelos. No Rajasthan, é proibido matar uma vaca devido ao seu status sagrado e essa proibição será também estendida ao segundo animal mais sagrado, o camelo. O Rajasthan também tornará mais viável a criação de camelos, especialmente durante os períodos de seca, provendo assistência monetária para a aquisição de alimentos para os animais.

Por que os camelos da Índia estão desaparecendo?

Os novos esforços para conservação terão que resolver mais problemas. Conforme relatou o jornal “The Guardian”, em 2003 havia 500 mil camelos. Hoje existem, provavelmente, entre 200 e 300 mil indivíduos.

Aqui estão alguns dos fatores determinantes que precisam ser abordados para revitalizar a população de camelos no Rajasthan:

Pastagens: Há menos espaço para os camelos pastarem. Suas tradicionais áreas de pasto não existem mais ou eles não têm mais aceso a elas. O jornal “India Today” relata que alguns agricultores converteram suas terras de pastagem em terra de cultivos mais rentáveis. Embora alguns terrenos de pasto para camelos permaneçam intactos, o governo proibiu a entrada deles. De acordo com o “Down to Earth”, uma decisão da Suprema Corte é manter os camelos longe dos parques de conservação federais e reservas de vida selvagem devido a uma provável ameaça à biodiversidade. Na realidade, os camelos são ruminantes e não propriamente herbívoros e são jardineiros eficientes para a natureza. Enquanto a Índia tomou essa decisão de manter os camelos fora de suas reservas de vida selvagem, Dubai está tentando trazê-los de volta com o intuito de manter os manguezais.

Carne de camelo: Além de se preocupar com o que comer, os camelos têm que se preocupar em serem comidos. Leis do abate de camelos variam de estado para estado, mas os festivais como o Eid-ul-Zuha-Zuha criou uma demanda para o abate dos camelos do Rajasthan. Conforme o “New Indian Express”relata, durante algumas festas, a carne de camelo se torna uma cara iguaria de elite. O jornal “Times of India” também escreve que durante o Bakr-id, cerca de 40.000 camelos são mortos.

Doença: Muitos camelos que não são assassinados, estão morrendo por doenças e cuidados veterinários inadequados. Um relatório de 2005, publicado pela Pastoral dos Povos, destaca os vários problemas médicos que os camelos enfrentam. A tripanossomíase e a sarna atacam os camelos duramente. O aborto também é predominante. A Pastoral dos Povos também observa que 18% das 473 gestações terminaram em aborto. Muitos abortos estão relacionados a infecções por tripanossomo. Muitos filhotes também adoecem logo por doenças comuns como constipação e diarreia, além de serem vulneráveis a acidentes e predadores. As quedas no pasto e consumo de plantas venenosas também afetam a saúde de camelos maduros ou jovens.

Esses animais também são explorados como meio de transporte e tração, não somente pela economia local, mas também pela indústria do turismo, através de passeios cansativos em suas corcovas em troca de dinheiro.

Você viu?

Ir para o topo