EnglishEspañolPortuguês

Começa programa de castração em Pato Branco (PR)

18 de julho de 2014
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação/Diário do Sudoeste
Foto: Divulgação/Diário do Sudoeste

Nesta semana teve início o programa de castração animal de Pato Branco. De acordo com convênio realizado entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, curso de Medicina Veterinária da Unisep, Conselho Municipal do Meio Ambiente e Associação Lima de Proteção aos Animais de Pato Branco (ALPAPB), toda semana 20 animais abandonados deverão ser levados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente até o hospital veterinário da Unisep, em Dois Vizinhos, onde serão castrados.

Inicialmente, quando assinado, o convênio previa a esterilização de 500 animais no período de um ano, contudo, após ajustes, serão castrados 600 animais em oito meses.

Outra diferença observada desde maio até julho, quando o programa começou ser colocado em prática, é o valor total repassado pelo Conselho de Meio Ambiente à ALPAPB — que fará o pagamento dos procedimentos para a universidade. Inicialmente era previsto um investimento de R$ 42,5 mil para a castração de 500 animais. Agora, com 600 esterilizações, o valor chega a aproximadamente R$ 85 mil.

O presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Antônio Cezar Soares, explicou o motivo dessas variações. “É uma determinação do Tribunal de Contas, que define que o repasse deve acontecer via subvenção social”, explicou. Ele disse ainda que desta forma a Associação Lima recebe os recursos da subvenção e firma contrato com a universidade para a realização dos procedimentos.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Nelson Bertani, esta semana 13 animais foram encaminhados para a instituição de ensino, mas na próxima semana todos os 20 devem passar por castração. “Inicialmente estamos atendendo os animais que estão nas casas de acolhedores [pontos onde existem mais de 15 animais abrigados]. Em seguida, atenderemos os animais abandonados”, disse o secretário.

Conforme Bertani, a primeira região da cidade que terá animais recolhidos será a Zona Sul, nos bairros Gralha Azul e Cristo Rei, conforme definição de comissão técnica.

Diferente dos animais abandonados nas ruas, os que atualmente estão em casas de acolhedores serão destinados para a adoção em uma feira que deve acontecer ainda no mês de agosto. Os demais, passado o período de recuperação em Dois Vizinhos, voltarão às ruas de Pato Branco com chip de identificação.

O secretário também destacou que “nesse momento não serão castrados animais que tenham tutores. Somente serão atendidos animais abandonados e acolhidos cadastrados”.

Procedimento técnico

De acordo com a assessoria de marketing da Unisep, os animais recolhidos em Pato Branco serão atendidos por acadêmicos supervisionados por professores do hospital veterinário.

A assessoria também comentou que somente os alunos que já cursaram a disciplina de cirurgia participarão dos procedimentos. Os alunos que não passaram pela matéria serão responsáveis pelos cuidados pós-cirúrgicos. O professor Rafael Rovaris Pinheiro, coordenador do curso de Medicina Veterinária, não foi encontrado para comentar como serão os procedimentos dentro do hospital veterinário.

Fonte: Diário do Sudoeste

Você viu?

Ir para o topo